Uma dieta para cada tipo de câncer de mama

Fonte: CENÁRIOMT

Uma dieta para cada tipo de câncer de mama
Uma dieta para cada tipo de câncer de mama FOTO:PIXABAY

Seguir uma dieta específica dependendo do tipo de câncer de mama sofrido (hormônio sensível, HERZ 2 ou triplo negativo) e o tratamento ajuda a lidar melhor com a doença e reduzir os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos.

A dieta é um pilar importante em uma paciente com câncer de mama, pois ajuda a paciente a ficar mais forte durante e após o tratamento do câncer, minimiza possíveis efeitos colaterais e melhora a tolerância aos medicamentos . Além disso, faz com que o paciente participe ativamente de sua doença, e isso melhora seu humor .

Uma dieta equilibrada também promove um peso saudável. A obesidade, e principalmente a gordura abdominal, são fatores de risco para o câncer de mama. Além disso, mulheres obesas com câncer de mama podem ter um prognóstico pior , por isso é muito importante manter um peso adequado.

O Instituto de Oncologia do IOB desenvolveu um programa nutricional específico de acordo com o tipo de tumor de mama sofrido (hormônio sensível, HER2 positivo e triplo negativo) e o tratamento a ser seguido.

O objetivo é que a dieta seja dinâmica e se adapte às diferentes etapas do tratamento e aos possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer.

Além disso, diz a nutricionista, esses pacientes “têm um grande interesse em mudar os hábitos alimentares e buscam muita informação nas redes sociais, por isso é necessário responder suas dúvidas com informações comprovadas” .

DIETA PARA CÂNCER DE MAMA SENSÍVEL A HORMÔNIOS

O câncer de mama hormônio-sensível é o tumor de mama mais comum e com melhor prognóstico. É chamado de hormônio-sensível porque possui receptores que se ligam aos hormônios estrogênio e/ou progesterona e dependem deles para o crescimento.

Nesses casos, e dependendo do que o médico considerar, o paciente pode receber quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia; ou terapia hormonal isolada (estes tratamentos reduzem os níveis hormonais ou bloqueiam os receptores, de modo que o tumor é cortado de sua principal fonte de crescimento).

Jordina Casademunt garante que esse tipo de terapia pode causar:

  • Aumento de peso
  • Ondas de calor
  • secura da pele
  • Fadiga

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS

Neste caso, o objetivo da dieta é melhorar o peso e a hidratação da pele, por isso recomenda-se:

  • Aumente o consumo de vegetais de folhas verdes.
  • Procure consumir gorduras de boa qualidade (azeite, nozes, abacate e pequenos peixes oleosos).
  • Evite carboidratos refinados e opte por carboidratos completos (arroz integral e outros grãos integrais, leguminosas, legumes, pão integral, aveia…) ou com baixa carga glicêmica (ou seja, a quantidade de carboidrato é a de um acompanhamento). Também é aconselhável aumentar o exercício físico.

CUIDADO COM OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

A nutricionista do Instituto de Oncologia IOB-Quironsalud Barcelona garante que é preciso ter muito cuidado com os suplementos alimentares, por mais naturais que sejam.

No câncer de mama hormônio-sensível, qualquer suplemento dietético contendo isoflavonas ou suplementos de soja, maca ou inhame, entre outros , não é recomendado .

A recomendação é que a paciente nos informe se está tomando algum suplemento alimentar, pois pode ter interações com os quimioterápicos”.

DIETA CONTRA O CÂNCER HER2 POSITIVO

O câncer do tipo Her2-positivo é responsável por 15-20% dos cânceres de mama. É assim chamado porque o tumor possui um excesso da proteína HER2 que favorece o crescimento das células cancerígenas, razão pela qual os tratamentos visam essa proteína .

São pacientes, diz a nutricionista do IOB, que podem receber quimioterapia ou cirurgia e terapia direcionada com anticorpos monoclonais (trastuzumab, pertuzumab, bevacizumab).

Os efeitos colaterais mais comuns que esses pacientes costumam apresentar são:

  • Retenção de liquidos.
  • Mucosite ou feridas na boca
  • Falta de apetite, fadiga e diarréia alternando com constipação.

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS

  • Para reduzir a retenção de líquidos, é aconselhável reduzir a ingestão de sal, garantir uma hidratação adequada, comer alimentos ricos em potássio (aipo, nozes como pistache, algumas bananas, batata doce, abacate…) e manter um peso correto.

Fazer exercícios é tão importante quanto seguir uma dieta adequada

  • Em caso de mucosite , uma boa higiene oral é essencial antes e depois de cada refeição. Gargarejo com chá de tomilho proporciona alívio.

DIETA CONTRA O CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO

O câncer de mama triplo negativo é o tumor de mama menos comum (entre 10 e 15% dos casos), mas o mais agressivo.

Existem várias opções de tratamento para esses pacientes (cirurgia, quimioterapia, radioterapia), mas quando se baseia em antraciclinas e taxanos (um tipo de quimioterápico), a dieta recomendada visa:

  • Minimizar náuseas ou vômitos e prevenir possível mucosite.
  • Reduzir o risco de infecções se houver neutropenia (destruição de neutrófilos e outras células saudáveis ​​devido ao tratamento).

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS

  • Se houver neutropenia, geralmente é aconselhável evitar comer alimentos crus. Devemos fugir do peixe cru, dos produtos não pasteurizados, fermentados e germinados. Em restaurantes, saladas e ovos crus devem ser evitados.

O QUE COMER PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA QUIMIOTERAPIA

Independentemente do tipo de câncer de mama que você tem, os tratamentos de quimioterapia podem causar os seguintes sintomas digestivos que a dieta pode ajudar a aliviar. Jordina Casademunt explica o que comer em caso de:

  • Falta de apetite: Enriqueça os pratos com gorduras saudáveis ​​(sementes, nozes, azeite, abacate…). Aumente o valor nutricional dos pratos, por exemplo, adicionando um pouco de frango, ovo cozido, amêndoas moídas a cremes vegetais… Faça lanches à base de nozes.
  • Constipação: Com o estômago vazio, tome uma colher de sobremesa de azeite virgem com algumas gotas de suco de limão ou um copo de água morna. Beba mais infusões, caldos ou simplesmente água. Adicione sementes de chia moídas aos seus pratos…
  • Diarréia: Independentemente de reduzir a gordura, cozinhar ou beber caldo de arroz; Uma boa dica é obter carboidratos de alimentos como batatas cozidas no dia anterior para favorecer a presença de amido resistente, o que é muito benéfico para a flora intestinal.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).