Um Natal sem conflitos? Sim, se você seguir estas dicas

Fonte: CENÁRIOMT

Um Natal sem conflitos? Sim, se você seguir estas dicas
Um Natal sem conflitos? Sim, se você seguir estas dicas FOTO:PIXABAY

Um Natal sem conflitos? As festas de fim de ano são uma época muito cativante, que desperta bons sentimentos na maioria de nós, mas também pode ser um momento de aflorar emoções que podem acabar gerando conflitos entre os familiares . 

Como nos lembra o técnico Ixi Ávila, especialista em Inteligência Emocional , os dias de hoje podem nos colocar à prova, pois costumam ser vividos com muita intensidade e estresse, mesmo que gostemos. 

Também nos tiram da nossa zona de conforto e podem surgir situações difíceis de gerir quando temos de partilhar a mesa com pessoas muito diferentes de nós. 

O que podemos fazer para que a festa seja tranquila ? Prepare-se emocionalmente, relativize e comprometa-se a fazer tudo da nossa parte para que possamos passar algumas horas divertidas e cativantes. Porque é disso que se trata o Natal. 

Antecipe-se a situações de conflito

Um dos fatores que podem aumentar os desentendimentos e discussões no Natal é o excesso de álcool. As bebidas alcoólicas nos desinibem e, em algumas pessoas, podem despertar agressividade. Portanto, para evitar essa situação, você pode optar por reduzir a quantidade de álcool servido no jantar ou no almoço. 

Política e religião, melhor para outra hora

Existem certos assuntos que é melhor não falar nessas festas, pois podem gerar muitas divergências e conflitos. Às vezes é inevitável entrar neles. Mas você pode colocar um limite e mudar de assunto quando perceber que a conversa pode piorar. Existem muitas outras questões que não geram tantos conflitos. De qualquer forma, você sempre pode usar a comunicação assertiva para conversar sem discutir. 

Aceitar as pessoas como elas são 

Você tem que se convencer de que é muito difícil, se não impossível, fazer alguém mudar. As pessoas podem melhorar, mas desde que sejam elas que queiram e se esforcem. Portanto, aceitando que todos são como são e que, por mais que se esforce, não conseguirá que aquela pessoa ou familiar se comporte de maneira diferente, você poderá fazer a festa em paz e deixará de frustrado. Claro, existem linhas vermelhas, que você não pode deixar ninguém cruzar. 

Partilha equitativa evita conflitos 

Nessas festas, podem surgir discussões sobre os dias que serão passados ​​com família de sangue e política. Uma forma de evitar ressentimentos um no outro é tentar fazer uma distribuição equitativa, assim como o dinheiro que é investido em presentes, viagens e compras. 

Colabore nos preparativos

É óbvio dizer que se celebramos as festas com eles, uma forma de não suscitar desconfianças entre os familiares, tanto consanguíneos como políticos, é colaborar em todas as tarefas de organização e limpeza. Estar disposto a ajudar sempre aliviará a tensão que os anfitriões possam ter e ajudará a criar um clima melhor durante a comemoração. 

Não leve nada para o lado pessoal 

Às vezes, cometemos o erro de levar o feedback para o lado pessoal. Isso pode nos colocar na defensiva e obscurecer o que poderia ser um bom clima natalino. De qualquer forma, se um familiar ou amigo fizer um comentário claramente crítico a você, entenda que essa ofensa fala mais sobre a outra pessoa. Para se defender sem esquentar a atmosfera, responda a partir da comunicação não violenta. Tente relativizar a situação, pois o que eles dizem vai te afetar mais ou menos dependendo da importância que você dá. 

Encontre momentos de solidão e descanso 

Os almoços e jantares de Natal podem ser muito intensos. Por isso, é importante que você busque momentos em que possa fazer uma pausa para ‘desintoxicar’ e ganhar forças para continuar a festa no melhor estado de espírito possível. Lembre-se que é fundamental que você se cuide, pois se você não estiver bem consigo mesmo, dificilmente estará bem com os outros. 

Relaxe tudo passa 

Finalmente, lembre-se que o Natal passa. E que são apenas alguns dias em que o objetivo é ficar bem com a família. Aprecie o bem que as pessoas ao seu redor têm e não veja apenas as coisas negativas. Em caso de discussão, pare com isso. Essas férias não são uma guerra ou uma batalha a ser vencida. O ideal é buscar um meio termo em que todos se sintam compreendidos para que cada um tenha o compromisso de manter um bom clima durante as reuniões. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.