Você sente que o herpes labial volta a cada poucas semanas? Aqui estão alguns truques úteis para mantê-lo fora de sua pele.
Esta lesão irritante que aparece na área da mucosa oral, nos lábios ou ao redor da boca, e que é popularmente conhecida como febre ou pupa, é causada pelo vírus do herpes tipo 1. reaparece uma e outra vez e como você pode reduzir o risco desses surtos.
O vírus do herpes normalmente entra em nosso corpo durante a infância (por contato com uma pele ou mucosa infectada), viaja através de uma terminação nervosa até um gânglio e fica “viver” lá para sempre.
Aquele vírus que está “dormindo” no gânglio “acorda” em determinadas circunstâncias e faz o caminho inverso, percorrendo o nervo em direção à pele. É neste momento que um novo surto aparece na área na forma de vesículas avermelhadas.
QUAIS FATORES PODEM CAUSAR UM SURTO DE HERPES LABIAL
Você não pode evitar algumas das situações que podem facilitar a reativação do vírus do herpes e a saída de uma pupa, mas outras podem. Estes são os mais comuns:
- Exposição prolongada ao sol.
- O frio.
- Ter menstruação .
- Febre, gripe, pneumonia…
- Qualquer situação que cause uma queda nas defesas.
- Situações de ansiedade ou estresse mantidas ao longo do tempo.
- Tomar certos medicamentos, como antibióticos ou corticosteróides.
É ASSIM QUE VOCÊ PODE PREVENIR O HERPES LABIAL
Dormir 7-8 horas e ter um bom descanso ajuda a fortalecer suas defesas e combater o estresse. E ter um sistema imunológico forte pode impedir a reativação do vírus.
Pela mesma razão, uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas e vegetais, fornecerá as vitaminas (A, C, B e E) e minerais (como o zinco ) necessários para manter suas defesas altas. Você também deve tomar levedura de cerveja, gérmen de trigo e iogurte, que protegendo a flora intestinal melhora o sistema imunológico. Evite substâncias excitantes como café, chá, álcool, chocolate ou tabaco.
Facilitar o seu sistema imunológico reduz suas chances de contrair herpes labial
Fazer exercícios físicos regularmente não apenas fortalecerá seu sistema imunológico, mas também o ajudará a liberar a tensão. Atividades como ioga, tai chi ou meditação são ideais para combater o estresse .
Use proteção solar nos lábios em qualquer época do ano, não apenas no verão, pois também ajuda a prevenir surtos de herpes labial. Pense que é uma das áreas mais expostas ao sol e que costumamos esquecer de proteger.
OS SINTOMAS DESTA LESÃO
Os sintomas podem ser diferentes em cada pessoa (e até na mesma pessoa em diferentes surtos), mas o normal é que, antes que as lesões apareçam, o herpes “avise” com coceira nos lábios ou perto da boca, formigamento e até ardência sensação.
Finalmente, aparecem pequenas bolhas ou vesículas que acabam se transformando em crostas. Quando caem, deixam a pele rosada.
Antes de ver o herpes, você já percebe coceira ou queimação
Em geral, o primeiro episódio é mais grave e prolongado no tempo, enquanto os posteriores costumam ser mais leves e sua duração costuma ser mais curta.
O QUE VOCÊ DEVE FAZER SE ELE JÁ DEIXOU VOCÊ
Os sintomas podem durar vários dias, mas mesmo sem tratamento, acabam desaparecendo em uma ou duas semanas. É muito importante que você não toque na lesão ou retire a crosta para que ela não se espalhe e a área se regenere sem deixar cicatriz.
Se você desenvolveu uma afta, siga estas precauções:
- Cuidado com as toalhas. Os vírus do herpes são altamente contagiosos e podem ser facilmente contraídos ao compartilhar toalhas ou lençóis com alguém que está tendo um surto.
- Na mesa. Qualquer objeto em contato direto com as lesões ou a saliva da pessoa afetada, como talheres, copos, guardanapos, pode ser fonte de infecção. Pelo mesmo motivo, evite pratos para compartilhar, como uma salada, pois usar seus talheres sobre eles pode favorecer o contágio.
- Objetos pessoais. Pinças, batom, maquiagem e pincéis, dispositivos de remoção de pêlos faciais, lâminas de barbear… também não devem ser compartilhados. E mesmo que sejam usados apenas pela pessoa que sofre de herpes, uma vez cicatrizadas as lesões devem ser desinfetadas ou descartadas (como o batom) para evitar o autocontágio e um novo surto.
- Beijos. Evite-os até que as lesões estejam totalmente curadas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!