Tomar banho todos os dias pode fazer mal à saúde? Os hábitos de banho são pessoais, há quem o faça muito e outros (apesar dos que o rodeiam) o façam menos.
A frequência com que você toma banho depende de vários fatores, como o clima de onde você mora ou sua rotina, como ir muito à academia ou fazer outros tipos de exercícios.
Independentemente do caso, os especialistas indicam que tomar banho com muita frequência não é tão inócuo quanto você pensa. Revise quais são as razões pelas quais um especialista da Universidade de Harvard diz que tomar banho com muita frequência não é muito positivo.
Por que Tomar banho todos os dias pode fazer mal à saúde?
Cada vez que você toma banho e usa produtos de higiene pessoal, você não apenas remove a sujeira e as bactérias que podem ter se acumulado, mas também remove a camada protetora da pele na superfície.
A camada é formada por bactérias boas e outros microrganismos positivos, detalha o Dr. Robert Shmerling no texto .
Isso traz uma série de consequências negativas:
- Você pode sofrer de coceira, pele irritada ou seca.
- Você pode sofrer mais crises alérgicas ou infecções de pele devido a pele rachada ou seca.
- Dependendo de onde você mora, sua água pode conter minerais abrasivos ou metais pesados.
Com que frequência você deve tomar banho?
Não existe uma recomendação única e tudo depende de cada caso, mas o especialista sugere que, a menos que você esteja muito sujo ou tenha ido à academia, algumas vezes por semana é mais que suficiente. Mas você deve se concentrar em tomar banhos mais curtos, com duração não superior a três ou quatro minutos, e concentrar-se na limpeza das axilas e da área genital.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!