Uma dieta equilibrada pobre em sal, com peso adequado e exercícios regulares são essenciais para ter os rins saudáveis.
Os rins são órgãos valiosos e fascinantes. Eles trabalham silenciosamente 24 horas por dia limpando nosso sangue das toxinas que são geradas o tempo todo, mantendo várias funções e elementos do corpo regulados; no entanto, eles podem ser rapidamente danificados por diferentes razões.
1. A mortalidade por DRC continua aumentando. Estima-se que até 2040 será a quinta principal causa de morte no mundo. Aqui está a importância de viver saudável e se manter informado.
2. Os rins desempenham múltiplas funções no corpo: Controle e equilíbrio de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloro, entre outros), regulam a pressão arterial, contribuem para a produção de glóbulos vermelhos, filtram e mantêm o sangue livre de resíduos e excessos de fluidos, entre outros.
3. Consumo excessivo de sal, açúcares refinados, alimentos processados, farinha e gorduras, baixa atividade física, sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus (50% dos pacientes acabarão precisando de suporte permanente em diálise), hipertensão mal controlada, abuso de drogas (anti-inflamatórios e certos antibióticos) e idade (quanto mais velho, maior o risco) são os
4. A DRC é silenciosa, pelo menos até que a pessoa tenha perdido mais de 50% das funções renais. Os sintomas variam dependendo do estágio da condição: pressão arterial, anemia, perda de apetite, retenção de líquidos (edemas e inchaço no corpo) nos estágios iniciais da patologia.
Em estágios mais avançados, perda de peso, fraqueza muscular, hálito urêmico (devido à retenção de toxinas) são observados. Da mesma forma, alteração do estado de consciência: confusão, aumento do sono e convulsões (se a patologia não tiver sido controlada ou diagnosticada e a pessoa tiver muitos danos renais).
5. Para cuidar da saúde dos rins, é aconselhável: Seguir uma dieta equilibrada com baixo teor de gordura, sal e açúcar refinado. É importante lembrar que os alimentos processados contêm esses ingredientes. Mantenha a hidratação adequada. Não há valores fixos, isso depende da constituição física da pessoa e até mesmo da estação do ano.
No entanto, a recomendação geral é de 2 litros de líquido por dia, incluindo alimentos. Regular o consumo de proteínas. Em adultos, não deve ser 1 grama de proteína por quilograma de peso, em crianças pode ser de até 1,5 grama por quilo. Evite excesso de peso e automedicação; e faça atividade física regularmente.
6. Os testes de função renal são poucos e simples. Um exame de sangue e urina permite um descarte geral de DRC e medir o nível de creatinina no sangue e a presença de proteínas na urina. Se os resultados forem alterados, a pessoa deve ter estudos e imagens mais complexos de sangue e urina, inicialmente, um ultrassom para avaliar anatomicamente os rins e o trato urinário.
7. Os testes de descarte devem ser realizados por aqueles que apresentam sintomas sugestivos de DRC, histórico de doença renal na família, adultos, especialmente aqueles que têm doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade) e se submetem a quimioterapia.
8. O fator genético para desenvolver doenças está presente em qualquer órgão. No caso dos rins, se houver histórico da condição ou parentes dialisados, uma avaliação renal deve ser solicitada desde tenra idade.
Enquanto nos preocuparmos em nos informar sobre o funcionamento do corpo, podemos prevenir o desenvolvimento de múltiplas patologias, especialmente os rins. Vamos estar cientes da importância de cuidar de nós mesmos e ter um estilo de vida saudável.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!