Conhecido principalmente no mundo dos esportes, o spray para dores musculares é famoso por aliviar os sintomas causados por lesões nos músculos. Todavia, alguns especialistas têm feito alertas importantes sobre o uso indevido ou exacerbado desse tipo de produto.
Portanto, confira hoje, 3 de setembro, quais são os reais efeitos e benefícios do spray para dores musculares. Do mesmo modo, veja também em quais casos ele pode ser usado e as alternativas que substituem a utilização do produto.
Continue lendo: Quais são as principais doenças infecciosas? Conheça mais sobre cada um delas
O spray para dores musculares realmente funciona?
Também conhecidos como anti-inflamatórios de uso tópico, os sprays para dores musculares são utilizados por muitas pessoas como uma forma de amenizar as dores e sintomas causados por lesões e pancadas nos músculos e articulações do corpo.
Assim, eles são indicados como auxílio no tratamento de tendinites, inflamações localizadas e pequenos traumas e auxiliam na diminuição de sintomas como dor local, vermelhidão, inchaço, desconforto e sensação de calor nos músculos.
Entretanto, alguns médicos têm feito alertas importantes sobre a real eficácia deste produto. Assim, de acordo com algumas pesquisas, o spray para dores musculares acaba não surtindo o efeito desejado em alguns casos, tendo a sua atuação comparada à de um remédio placebo.
Nesse caso, a ação das substâncias do produto atua mais sobre a pele, gerando sensação de conforto, mas não faz diferença nos músculos. Por isso, ele atua melhor quando usado de forma pontual e esporádica. Em contrapartida, se utilizado de forma constante e prolongada, no lugar de outros tratamentos mais adequados, o produto pode até piorar as lesões.
Isso acontece porque o spray para dores musculares é um vasodilatador, que aumenta a circulação sanguínea em uma determinada região do corpo. Assim, se usado de forma constante, ao invés de diminuir edemas e inchaços, ele pode aumentar, fazendo a região ficar mais roxa do que no início.
Além disso, por ser gelado demais, esse tipo de produto pode acabar queimando a pele em áreas sensíveis ou que apresentem vermelhidão.
E então, qual a melhor alternativa para as dores nos músculos e nas articulações?
De acordo com os médicos, não há mal em se fazer uso do spray para dores musculares de forma esporádica. Entretanto, é importante ter em mente que este é um tratamento paliativo de nível básico, que não atua inibindo a dor de lesões de médio a alto padrão nos músculos. Nesse sentido, de acordo com especialistas, o uso de compressas de gelo é bem mais eficaz.
Do mesmo modo, em casos de dores de intensidade média a grave e lesões sérias, deve-se procurar um médico imediatamente.
Assim, esperamos que essa matéria o tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o uso do spray para dores musculares. Ademais, se você gosta de conteúdos sobre saúde, não deixe de acompanhar o nosso blog!
Leia aqui: Dor no estômago depois de beber, o que fazer? Não fique com dores!