A menopausa é a fase da vida da mulher em que ela para de menstruar e, segundo estudos, acontece entre os 46 e os 55 anos. Isso acontece quando os ovários param de liberar óvulos e seu corpo produz menos estrogênio e progesterona, o que leva ao aparecimento dos sintomas da menopausa .
O primeiro dos sintomas são as alterações de humor, já que mais de 60% das mulheres sofrem de ansiedade, irritabilidade ou cansaço, principalmente devido às dificuldades para dormir à noite devido às ondas de calor.
Leia também: Saiba quais são os problemas de pele na menopausa
Meditação, ioga e tai chi, bem como o consumo de plantas medicinais como camomila, valeriana, lúpulo ou açafrão, proporcionarão efeitos calmantes que serão essenciais neste período.
Quais são os sintomas da menopausa?
Seguindo esta linha, quando as mulheres chegam à menopausa , elas apresentarão ondas de calor ou ondas de calor, que afetarão o rosto e outras partes do corpo. Diante disso, sugere-se manter o ambiente fresco e beber água gelada constantemente.
Também será essencial reduzir a ingestão de álcool, cafeína e alimentos condimentados. Outro sintoma é a secura vaginal, característica que mais de 50% das mulheres sofrem e afetará a relação sexual, causando dor.
Da mesma forma, os especialistas afirmam que com a menopausa as mudanças menstruais chegarão, então o período perderá sua regularidade e a intensidade do desconforto variará. Por isso é recomendado o consumo de vegetais folhosos verdes que contenham ácido fólico, o que favorece a produção de estrogênios e auxilia na regulação hormonal.
Nesta linha, as mulheres que chegam à menopausa irão manifestar enxaqueca, caracterizada por dores de cabeça extremas devido aos níveis hormonais. Enquanto o último dos sintomas que afetarão as mulheres é a pele seca, porque começará a perder elasticidade.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!