Sintomas de desidratação: o que acontece com seu corpo quando falta água?

Fonte: CENÁRIOMT

Sintomas de desidratação: o que acontece com seu corpo quando falta água?
Sintomas de desidratação: o que acontece com seu corpo quando falta água? FOTO:PIXABAY

Quais são os sintomas de desidratação? Não espere até sentir sede para beber. Existem outros sintomas, como boca seca ou fadiga, que avisam que você não está se hidratando o suficiente. Vamos ver como, quanto e com que frequência beber líquidos.

Você sabia que o fenômeno ‘tenho na ponta da língua’ ocorre, na maioria das vezes, por falta de água no corpo? Quando a desidratação excede 2% do seu peso corporal , o desempenho e a capacidade de trabalho diminuem , ainda mais quando se trabalha no calor.

Dicas CenárioMT: Remédios para ressaca que funcionam

É por isso que algo tão óbvio como beber água ao longo do dia é tão importante. No entanto, não o fazemos, ou pelo menos não como deveríamos: 75% dos espanhóis não cumprem as recomendações de ingestão diária de água propostas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) .

SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO

Às vezes, a falta de hidratação pode passar despercebida e causar dores de cabeça, cansaço, falta de concentração, etc. Se você sentir esses sintomas , é porque você está com falta de água:

  1. Boca seca
  2. Fraqueza
  3. Dor de cabeça
  4. secura da pele
  5. Confusão
  6. Fadiga

Outro fato curioso da falta de hidratação é a cor da urina : quanto mais clara, mais hidratação.

VOCÊ TEM QUE BEBER A CADA DUAS HORAS

Os especialistas do IIAS aconselham beber água regularmente , mesmo que você não esteja com sede. A recomendação? Cerca de 330 ml a cada duas horas, aproximadamente. Você não precisa esperar até ter sede para beber porque se sentirmos sede nosso corpo já está desidratado.

É importante beber a água em pequenos goles, lentamente e a uma temperatura entre 10 e 15°C para favorecer a sua absorção.

INGESTÃO DE ÁGUA DE ACORDO COM A IDADE

Idosos, lactentes, crianças e mulheres grávidas ou lactantes são mais vulneráveis ​​à desidratação, por isso é importante prestar mais atenção aos sinais para evitar a desidratação.

Quanto aos pequenos da casa, o Guia de Hidratação do IIAS informa que, além dos alimentos que contenham água , as crianças devem beber:

  • Dos 6 aos 12 meses : entre 600 e 800 ml por dia.
  • De 1 a 3 anos : de 900 a 1.300 ml por dia.
  • Dos 4 aos 8 anos: entre 1,3 a 1,7 litros por dia.
  • Dos 9 aos 14 anos : Meninos entre 1,8 a 2,4 litros por dia e meninas entre 1,6 a 2,1 litros por dia.
  • A partir de 14 anos : Meninos entre 2 e 2,5 litros por dia e meninas entre 1,8 e 2,3 litros por dia.

As crianças aprendem com seus pais e pessoas de referência, por isso é muito importante que as crianças vejam suas mães e pais beberem água. Eles devem adquirir o hábito desde muito cedo. Além disso, é fundamental que as crianças carreguem sempre uma garrafa de água na mochila.

ÁGUA NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

De acordo com o Guia de Hidratação do IIAS:

  • Durante o primeiro trimestre de gravidez : 2,3 e 2,5 litros por dia.
  • Durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez: entre 2,5 e 3 litros por dia.
  • Durante a lactação : 3 litros por dia.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).