Sinto muita fome, e agora? Não vamos negar. Comer de forma saudável e seguir as diretrizes alimentares adequadas requer certos sacrifícios. É verdade que alimentação saudável não é sinônimo de tédio ; Vamos demolir esse mito de uma vez por todas.
Mas não vamos esquecer que o componente ‘força de vontade’ às vezes deve aparecer quando o bicho entra em nós (quantas vezes, por exemplo, no meio da manhã, preferiríamos comer uma rosquinha do que uma maçã…).
Leia também: Por que você deve comer morango? Descubra!
A boa notícia é que, nesse sentido, existem algumas orientações que podemos seguir e que nos ajudarão a ter uma sensação de saciedade mais controlada, para que a fome demore mais para aparecer (e, com ela, se quisermos , nos ajudam a perder gordura armazenada).
Estas são as dicas que o MyREalFood (um aplicativo dedicado a ajudar a alcançar um estilo de vida melhor através da ‘comida de verdade’) nos oferece sobre esse assunto. Tome nota porque a verdade é que essas dicas podem ser muito eficazes.
VERSÕES DE ALIMENTOS INTEGRAIS
Uma boa ideia é consumir macarrão, arroz ou pão em suas versões integrais. Como já dissemos mais de uma vez, essas versões não são apenas muito mais interessantes em nível nutricional (os grãos integrais fornecem um alto teor de fibras, vitaminas do grupo B e E, minerais como o magnésio …), mas também , eles são absorvidos mais lentamente e produzem uma sensação de saciedade mais longa.
FRUTAS INTEIRAS EM VEZ DE SUCO
Ao consumir sucos, perdemos toda a matriz alimentar e o açúcar naturalmente presente na fruta é absorvido muito rapidamente, produzindo picos de açúcar no sangue, o que nos fará sentir fome muito em breve. A fruta inteira, por outro lado, mantém sua matriz original e é digerida mais lentamente, aumentando assim a saciedade.
SE VOCÊ CONSOME LATICÍNIOS, É MELHOR INTEIRO DO QUE DESNATADO
Além de ser mais rica em nutrientes como vitaminas lipossolúveis, a gordura do leite é saudável (longe estão aquelas recomendações que ‘demonizaram’ a gordura láctea) e nos proporcionará maior saciedade.
INCLUA GORDURAS SAUDÁVEIS NAS REFEIÇÕES
As gorduras saudáveis têm um grande efeito saciante, pois retardam o esvaziamento gástrico, além de serem muito interessantes a nível nutricional. Alguns exemplos são o azeite extra virgem, peixes oleosos, nozes ou abacate.
COMA DEVAGAR E MASTIGUE BEM
Os mecanismos de saciedade do corpo não iniciam até cerca de 20 minutos depois de começarmos a comer. Se você comer rapidamente, será mais difícil se sentir satisfeito a tempo e será mais provável que você coma mais do que realmente precisa. Para conseguir isso, uma boa dica é tentar mastigar mais vezes (indiretamente, nos fará comer mais devagar e, além disso, ajudará a melhorar a digestão).
EVITE DISTRAÇÕES
As telas nos distraem e nos fazem perder a noção do que estamos comendo. Você tem que prestar atenção ao comer, isso nos torna mais conscientes enquanto desfrutamos e, além disso, nos ajuda a identificar os sinais de saciedade.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!