Durante a primavera é comum que os episódios de conjuntivite aumente, já que nessa época começam a circular mais alérgenos no ar, como pólen ou fungos, mas também é uma estação mais seca e em que as pessoas tendem a circular mais nas ruas. , em comparação ao inverno, expondo-se a outros alérgenos, como poeira.
Embora congestão nasal, espirros e coriza sejam alguns dos sintomas mais comuns, os alérgicos podem apresentar olhos vermelhos e com coceira , chamados de conjuntivite alérgica.
Nesses casos, o melhor é consultar um especialista para que ele possa lhe dar a medicação, mas algumas dicas também podem te ajudar, como as seguintes:
Tem conjuntivite? Evite tudo o que lhe dá alergias
A primeira medida que você pode aplicar é evitar completamente a exposição a alérgenos. Isso pode significar passar menos tempo ao ar livre, ou sempre usar óculos escuros, para tentar evitar o contato.
Não toque seus olhos
É difícil evitar arranhá-los ou esfregá-los quando a crise alérgica já começou, mas, como explica a organização oftalmológica, esse ato aumentará a quantidade de histamina liberada , a substância que agravará seus sintomas.
Use gotículas
Lágrimas artificiais são produtos que você pode comprar sem receita médica em farmácias e ajudarão você a manter o olho bem hidratado e, assim, evitar sintomas irritantes, explicam da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins .
Caso o desconforto seja excessivo, um oftalmologista pode prescrever um produto especial, para aliviar os sintomas, ou um específico para alergias.
Coloque compressas frias
Se você não tem tanto desconforto, uma medida que vai te dar um alívio temporário é a aplicação de compressas frias , recomendam da casa de estudos.
Neste caso, é importante usar toalhas ou panos limpos, possivelmente lavados com detergentes sem muito aroma, que podem piorar a coceira.
Não use lentes de contato
Especialistas do Specialty Eye Institute também sugerem que pode ser benéfico evitar o uso de lentes de contato neste momento.
Por um lado, as lentes de contato tendem a ressecar os olhos de seus usuários, mas também atraem ou acumulam algumas das substâncias causadoras de alergias encontradas no ar.
Se você não estiver disposto a desistir deles, poderá se beneficiar daqueles que são de uso diário e não daqueles de aplicação mensal, pois podem acumular alérgenos dia a dia, explicaram os especialistas em oftalmologia.
Tomar banho à noite
Para eliminar pólen, poeira e possíveis ácaros que se acumulam na pele durante o dia, os especialistas recomendam que os alérgicos tomem banho antes de dormir. Desta forma, você pode limpar completamente seu rosto, corpo e cabelo e evitar a exposição contínua a alérgenos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!