As sequelas pós COVID são muitas e impactaram muita gente depois de contraída a doença. E, apesar de a pandemia ser um período do qual ninguém gosta de se lembrar, é importante ficar atento às possíveis sequelas pós COVID e saber como tratá-las. Não deixe de consultar seu médico, hem?
Antes disso, é importante mencionar que uma pergunta constante é a duração do isolamento e depois de quanto tempo podem persistir as sequelas. Isso e outras informações você saberá hoje, 24 de agosto. Bora lá?
Leia mais: Chá dente de leão, como fazer e como ele impacta na sua saúde? Não perca mais tempo
É possível terminar o isolamento da COVID-19 com 7 dias?
De acordo com o Ministério da Saúde, é possível sair do isolamento da COVID-19 após cinco dias, desde que, no quinto dia, a pessoa tenha testado negativo (diagnóstico molecular ou teste de antígeno) e não tenha apresentado febre nem outros sintomas no período anterior de 24h.
No entanto, caso se tenha testado positivo no quinto dia, deve-se manter o isolamento até o sétimo dia. Novamente, é possível deixar o isolamento se, depois de passados os sete dias, o teste tenha sido negativo e, no período anterior de 24h, o paciente não tenha apresentado febre nem outros sintomas.
Se, depois do sétimo dia, os sintomas persistem e o teste segue positivo, o procedimento repete-se tendo em vista o décimo dia depois de contraída a doença. Mas e as sequelas pós COVID? Como percebê-las?
Sequelas pós COVID: entenda melhor
Uma sequela é uma alteração no organismo que permanece depois de um acidente ou mesmo depois de curada uma doença. No caso da COVID-19, embora o vírus já tenha sido extirpado do nosso corpo, algumas complicações podem se manter.
Nesse sentido, algumas sequelas pós COVID são a falta de ar, a dor muscular, dificuldades de memória e comunicação, tontura, ansiedade, depressão, dor de cabeça, enxaqueca, fadiga, trombose, queda de cabelo, palpitações, perda do paladar ou olfato, entre outros.
Como vimos, infelizmente as sequelas são muitas. Todavia, não há só notícias ruins, é possível amenizá-las através de uma boa alimentação e exercícios físicos.
Além disso, com auxílio médico, há diversos tratamentos. No caso de ansiedade e depressão, é igualmente importante fazer psicoterapia (além, é claro, de consultar um psiquiatra). A duração do problema é variável de acordo com cada paciente.
Embora esse seja um assunto um tanto quanto preocupante, queremos te tranquilizar e dizer que nem sempre há sequelas depois de contraída a doença. Esperamos que agora você esteja um pouco mais informado sobre as sequelas pós COVID e possa cuidar da sua saúde um pouco melhor. Para mais conteúdos exclusivos, continue aqui no nosso blog!
Continue lendo: Rouquidão: quais podem ser os principais motivos e como tratar?