Você sabia que sentir muita sede pode ser um problema de saúde?? Embora beber grandes quantidades de água seja considerado um hábito saudável na maioria dos casos, o desejo constante de exigir líquidos pode indicar problemas de saúde.
A polidipsia , mais conhecida como sede excessiva , é uma reação do organismo que pode ocorrer devido à perda de líquidos ou ao consumo de alimentos ricos em sal. No entanto, também é um dos sintomas mais comuns do diabetes .
Leia mais sobre a diabetes: Você tem pré-diabetes? Estes são os hábitos que ajudam controlar a glicose
O aumento da sede pode ser um sinal de que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal ( hiperglicemia ), então esse sintoma pode ajudar a detectar diabetes mellitus e insípido . Este último afeta diretamente os rins, pois eles são incapazes de impedir a eliminação de água.
Por que a polidipsia ocorre?
De um modo geral, níveis elevados de glicose no sangue fazem com que os rins trabalhem mais do que o normal para remover o açúcar.
Para conseguir isso, eles produzem mais urina, que é então eliminada pelo organismo. Isso pode levar à desidratação, pois a pessoa fica com muita sede devido ao líquido que perdeu.
Para evitar que isso aconteça, um hormônio chamado antidiurético ou vasopressina precisa agir , o que permite que o líquido filtrado pelos rins retorne à corrente sanguínea.
Quando a pessoa sofre de qualquer condição que cause a deficiência desse hormônio ou bloqueie seu efeito, sentirá uma vontade constante de urinar.
É importante não confundir polidipsia com potomania , um distúrbio psicológico que produz uma obsessão por beber água, bebendo mais de 5 ou 6 litros de líquidos por dia. Uma ingestão excessiva que pode fazer com que o corpo perca muito sódio.
Quando devo ir ao médico?
- A sede excessiva é contínua e anormal.
- A sede é acompanhada por outros sintomas inexplicáveis, como visão turva e fadiga.
- O volume diário de urina eliminado excede 4 litros.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!