Se mantenha saudável durante as férias

se mantenha saudavel durante as ferias 1282963

As férias vêm com muitas tentações, mas como você pode resistir a elas e se manter saudável enquanto aproveita sua viagem? Siga nossas dicas enquanto estiver fora e aproveite o melhor dos dois mundos.

1. Mime-se – mas não muito – “É claro que você vai se divertir, você está de férias”, diz Francisco Tostes (@doutortostes) – médico endocrinologista e sócio da clínica Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). “Mas não precisa ser o tempo todo. Trata-se de ter uma regra 80/20, na qual você come de forma saudável 80% do tempo.

Permita-se uma guloseima ocasional, mas pense nas frutas e vegetais que você gosta e coma mais. “Faça escolhas sobre o que você está comendo, em vez de acontecer no piloto automático”, diz Tostes.

2. Cuidado com a ingestão de álcool – O ‘coração de férias’ é um ritmo cardíaco anormal causado pelo consumo excessivo de álcool, que as pessoas têm maior probabilidade de fazer em um intervalo. Em climas quentes, o álcool traz riscos extras.

“Tente não exagerar com as bebidas alcoólicas”, diz a cardiologista Mariana James da equipe Nutrindo Ideais. “O excesso de álcool tem um efeito diurético e pode levar à desidratação.” Tente ficar abaixo do máximo recomendado, a Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres. Mas se você optar por beber, certifique-se de tomar um ou dois copos de água entre cada bebida. 

3. Mantenha-se ativo – As férias de verão são ideais para relaxar, mas também há chances de se manter ativo. “Tente fazer isso de uma maneira divertida”, diz Matheus Sarria (@sarriamatheus), Personal Trainer especialista em fisiologia do exercício, treinamento on-line, pós graduado em Nutrição e psicologia do esporte. “Você provavelmente já estará nadando, então reserve um tempo para nadar pelo menos 20 minutos por dia. Se você estiver fazendo viagens, certifique-se de que há caminhadas, passeios no hotel. Faça coisas que você gosta.”

Algumas pessoas acham mais fácil manter-se ativo nas férias, graças à quebra da rotina e ao tempo livre extra. “Se você está tentando criar um hábito enquanto estiver fora, planeje-o pela manhã, antes que tenha a chance de adiá-lo”, diz o personal.

4. Gerencie o estresse – Viajar, gastar dinheiro, família e compromissos de trabalho podem tornar a temporada de férias estressante, explica o psiquiatra Higor Caldato (@drhigorcaldato), sócio da clínica Nutrindo Ideais.

Fique atento aos sinais de alerta de muito estresse, incluindo ansiedade, tristeza, tensão, raiva ou perda de apetite.

Mantenha-se ativo, evite excesso de álcool, faça massagem, reserve um tempo para as suas atividades, dê boas risadas! Rir faz bem para o corpo e mente, às endorfinas liberadas estimulam o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo, diz Caldato.

5. Fique seca e confortável – Poderia haver algo mais irritante do que um surto de candidíase atrapalhando seus planos de verão?

A ginecologista Yara Caldato (@yaracaldato), especialista em ginecologia regenerativa, funcional e estética, explica que à medida que o calor do verão aumenta, infelizmente, também aumentam as chances das mulheres sofrerem com candidíase vaginal. Felizmente, existem algumas medidas preventivas que todos podemos tomar para reduzir as chances de sermos vítimas dessas temidas infecções fúngicas, diz Yara.

Troque o biquíni – Depois de entrar na água – seja uma piscina, banheira de hidromassagem ou mar – certifique-se de tirar o biquíni ou roupa de banho, tomar banho e secar-se completamente antes de vestir roupas limpas.

Evite roupas apertadas – Mesmo que você goste de usar jeans no calor, sua vagina provavelmente não vai gostar! Vestir roupas justas como jeans, meia-calça ou leggings não permitirá que sua área vaginal respire e você acabará suando mais do que deveria.

Em vez disso, opte por saias e vestidos ou calças largas em um tecido leve e respirável como linho ou algodão.

Pratique a higiene adequada – Quando se trata de higiene feminina, você precisa mantê-la o mais simples possível. Sua vagina se limpa naturalmente, então você não precisa usar sabonetes fortes que possam alterar seu equilíbrio natural lá embaixo. Você também deve tentar evitar tomar banhos com espuma ou sais de banho. Lavar com água, e um emoliente se necessário, é suficiente para manter a área limpa sem prejudicar seu delicado pH, completa Yara.

6. Vá disfarçado – Quando se trata de evitar queimaduras solares, a maioria de nós se lembra de passar protetor solar nos braços, pernas, costas. Acordar no dia seguinte com o couro cabeludo vermelho, dolorido e queimado de sol. Ai!

Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista diz que as queimaduras solares no couro cabeludo podem afetar os folículos capilares e o crescimento do cabelo.

Felizmente, as queimaduras no couro cabeludo podem ser evitadas. Aqui estão dicas para ajudá-lo a evitar essas queimaduras frustrantes:

Spray protetor – Você não quer ter raízes com aparência oleosa quando estiver em público (ou nunca), o que torna a ideia de aplicar protetor solar no couro cabeludo muito desagradável. Há uma variedade de sprays protetores solares no mercado, Sprays, assim como as Brumas Capilares, seus ativos ajudam a fortalecer a estrutura dos fios e reparam os danos da superfície capilar.

Usar chapéu ou boné são ótimas opções, pois eles evitam e protegem contra queimaduras no couro cabeludo.

Faça um Transplante Capilar – As pessoas que sofrem de calvície e perderam a maior parte ou todo o cabelo praticamente não têm defesa contra o sol. Você pode ajudar o couro cabeludo a recuperar sua proteção natural com um transplante de cabelo, afinal, os fios são ideais para criar uma barreira de proteção e blindar o couro cabeludo dos danos externos.

Para quem tem falhas na barba também é possível realizar o transplante, trazendo muito mais volume e harmonia para o rosto.

Os transplantes capilares são procedimentos de baixo risco, simples para a maioria das pessoas e ajudam os pacientes a retomar a autoestima, rejuvenescendo pelo menos 10 anos em pouco tempo após o procedimento, de 6 a 12 meses, o resultado já começa a ser observado, diz Ronaldo.

7. Seja mais esperto que o Buffet – Nathália Guimarães, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica integrativa e funcional, fala sobre outra indulgência das férias que é, claro, toda aquela comida deliciosa da gastronomia local! As refeições as comidinhas saudáveis ​​são ótimas, mas há tantas guloseimas e opções durante a temporada de férias, que você pode ficar tentado a enfiar o pé na jaca!

Quando você se depara com umas variedades comidas tentadoras, siga os truques para escolhas saudáveis:

  • Comece com vegetais e outros alimentos ricos em fibras para não só ir gerando saciedade mas também ajudando a evitar que um pico glicêmico alto ocorra;
  • Coma devagar e mastigue bastante. Leva pelo menos 20 minutos para o seu cérebro perceber que você está satisfeito e seu estômago não tem dentes então mastigar bem garante uma digestão melhor, mais eficiente e uma melhor absorção dos nutrientes.
  • Escolha da mesa alguns alimentos que você gosta e que lhe dá prazer, mas coma uma quantidade pequena destes e preencha o restante do prato com alimentos ricos em proteína (que é o macronutriente que mais gera sensação de saciedade) assim evitando que você coma em demasia. E lembre-se que você não precisa provar ou comer tudo que tem no buffet.

8. Lembre-se de que sempre haverá o próximo ano – Manter-se saudável durante as férias significa programar o tempo de inatividade. É fácil preencher sua agenda com todos os convites e atividades disponíveis. Mas uma agenda lotada pode deixá-lo esgotado, cansado e decididamente menos festivo.

Em vez disso, escolha algumas atividades que sejam particularmente significativas para você. Talvez você adora assistir séries e filmes com sua família e amigos. Cozinhar, arrumar o jardim, passear com cachorro, não perca esses eventos!

FONTES (*):  

Francisco Tostes (@doutortostes), médico atuante em endocrinologia e sócio da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).

O médico endocrinologista e sócio da Nutrindo Ideais, maior clínica multidisciplinar do Brasil, Dr. Francisco Tostes (@doutortostes) é graduado há mais de 14 anos em medicina pela Faculdade Souza Marques e tem como foco de atuação a melhora na qualidade de vida de seus pacientes, seja através da prevenção ou empregando o que há de melhor no tratamento de doenças e outros problemas.

Mariana James, cardiologista da clínica Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).

Graduada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Cardiologista com residência médica no Hospital Naval Marcílio Dias e pós-graduação em Cardiologia pelo Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro, serviço do Prof Stans Murad. Ecocardiografista pelo Ecor, serviço do Prof Morcef. Formação em Medicina Integrativa pela FAPES. CRM 5266901-6.

Matheus Sarria (@sarriamatheus), Personal Trainer especialista em fisiologia do exercício, treinamento on-line, pós graduado em Nutrição e psicologia do esporte. CREF- 049124/RJ.

Matheus tem 26 anos e é ex-atleta profissional de futebol. Conhecido por treinar celebridades e influenciadores. Especialista em treinamento personalizado, com foco em pessoas que não gostam de treinar, conta com uma cartela com mais de 30 mil aulas ministradas e diversas certificações internacionais sobre psicologia no mundo fitness. O pessoal já ajudou milhares de pessoas a transformarem seus corpos, através de sua plataforma online de treinos e Dieta.

Higor Caldato (@drhigorcaldato), médico psiquiatra e sócio da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), especialista em psicoterapias e transtornos alimentares.

Graduado em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/FAHESA) e fez sua residência médica em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como suas especializações de psicoterapias e transtornos alimentares também pela universidade carioca.

Yara Caldato (@yaracaldato) – Ginecologista Regenerativa, Funcional e Estética – CRM-PA 11627 – RQE 5066 

Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar.

O médico anestesiologista e tricologista carioca, Dr. Ronaldo Borges tem mais de uma década de atuação com os mais diversos tipos de pacientes e, posteriormente a anestesiologia, se especializou em transplante capilar, área onde se destaca. Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques, Anestesiologista pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pós-graduado em tricologia pela Faculdade BWS.

Nathália Guimarães, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em nutrição clínica integrativa e funcional.

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva Funcional, a profissional tem formação em Psiquiatria Nutricional, além de ser palestrante e pesquisadora.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.