Você já teve ou conhece alguém que já pegou a doença do sarampo? Como já sabemos, essa é uma doença que tem vacina. Mas e se a gente te contar que essa doença pode ter sido erradicada ?
Hoje, 20 de agosto, falaremos sobre essa doença que já afetou e matou mais de 200 mil pessoas até 2019. Portanto, para ficar sempre por dentro dos assuntos do momento e para se manter informado de tudo o que acontece a sua volta, fique conosco e continue lendo sobre o assunto.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma infecção que ocorre através do vírus morbillivirus. Como já falamos em outros posts aqui em nosso blog sobre os vírus, eles agem como agentes infecciosos em nosso organismo, e precisa de uma célula para poder se reproduzir e espalhar sua infecção contra o nosso organismo.
Desta maneira, com o sarampo também não é diferente, ele se espalha através do ar por gotículas. Os que devem ficar mais preocupados com essa infecção viral são as crianças. Sua prevenção se dá através de vacinas que a criança ainda toma quando criança. Dessa forma, caso um dia venha a pegar o sarampo, a vacina faz com que os sintomas sejam anulados e/ou reduzidos.
Afinal, a doença foi erradicada?
No Brasil, a vacina sempre foi um tratamento especifico contra o sarampo. Porém, devido à baixa taxa de infecção, em 2016 ela foi erradicada. Contudo, essa decisão de erradicar a doença no país fez com que as vacinas fossem diminuídas. Essa diminuição colaborou também com o aumento de casos de sarampo em todo o território.
Com os aumentos frequentes de casos o em todo o Brasil novamente, com vários registros de casos e de mortes, em 2018, a doença voltou a ser considerada com um estado alarmante novamente.
O nosso país sempre se mostrou um exemplo na prevenção contra doenças, e principalmente no quesito de vacinas. Contudo, podemos ver a importância que as vacinas tem na nossa vida. Desta maneira, esperamos poder ter ajudado você a entender mais sobre este assunto do sarampo que vem surgindo e ficando a tona novamente a cada dia. Agradecemos pela sua leitura e até breve em nosso blog!
Leia mais: Como saber quando estou com enxaqueca? Descubra tudo em detalhes