Sangramento entre os períodos, ou após a menopausa, não deve ser interpretado como um distúrbio pontual.
O mais prudente se você sangra sem menstruar ou já passou pela menopausa é consultar um ginecologista.
As idades mais frequentes desses sangramentos são no início e no final da menstruação : “20% dos casos ocorrem em adolescentes e mais de 50% correspondem a mulheres com mais de 40-45 anos” , especifica o ginecologista.
SE O SANGRAMENTO OCORRER APÓS A MENOPAUSA
O sangramento anormal não é exclusivo da idade fértil: “após a menopausa é responsável por 5% das consultas ginecológicas” , especifica o especialista consultado.
“A causa mais frequente é a atrofia da mucosa vaginal ou do endométrio ”, aponta o médico. Pode ser uma das consequências das alterações hormonais causadas pela retirada da regra.
Mas às vezes pode haver outros distúrbios por trás disso, se o sangramento ocorre entre os períodos ou após a menopausa.
O SANGRAMENTO PODE SER DE UM ENDOMÉTRIO
A maioria dos sangramentos anormais se deve a desequilíbrios hormonais que afetam o endométrio (que é a camada interna do útero, cujo papel é essencial para que o óvulo fertilizado se implante).
Ocorre principalmente quando o óvulo não é liberado . Isso significa que a progesterona não é produzida e, por conta disso, o endométrio cresce mais do que o normal, causando sangramento. A síndrome dos ovários policísticos pode causar isso, embora nem sempre seja devido a isso.
Em idade fértil, além disso, a gravidez deve ser descartada como causa desse sangramento. Quando o óvulo se implanta no útero, pode causar um pequeno sangramento vaginal.
Quilos extras aumentam o risco. Isso também afeta o endométrio, mas de uma forma diferente: “as células de gordura (adipócitos) produzem estrogênio e, se houver excesso no sangue, o crescimento dessa camada é estimulado”.
O SANGRAMENTO ÀS VEZES INDICA ALGO ANORMAL
Às vezes, esse sangramento inesperado é causado pela presença de pólipos, miomas ou até mesmo um tumor.
Pode ocorrer em qualquer idade, mas “é preciso ter um cuidado especial após a menopausa, pois o câncer de endométrio é a causa do sangramento nessa fase em 10% dos casos”.
QUANDO IR AO GINECOLOGISTA POR SANGRAMENTO INESPERADO
Quando uma mulher madura sangra, ela deve sempre consultar um especialista. E “no caso de uma paciente em idade fértil sofrer, ela deve perguntar se esse sangramento é frequente, se repete em diferentes ciclos, se ocorre após a relação sexual, é prolongado, abundante ou se apresenta algum sintoma de alarme associado”, ele aponta. .
Outros sinais de alerta que podem acompanhar o sangramento e que justificariam uma visita ao médico são cansaço excessivo, perda de peso ou uma clara distensão abdominal.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!