Nós a conhecemos como hypericum ou erva de São João ( Hypericum perforatum L. ) e é uma planta medicinal que não é nova, mas tem sido usada há séculos. Isso é confirmado pela empresa farmacêutica Mar Sieira, que lembra que já era conhecido desde os tempos gregos e romanos.
Diz-se que seu nome deriva do hyperikon grego., termo que segundo alguns se refere à propriedade que lhe foi atribuída para fazer fugir espíritos malignos e aparições, propriedade que recebeu grande importância durante a Idade Média, durante a qual a planta era até pendurada nos telhados das casas para evitar males como relâmpagos ou incêndios.
“Acreditava-se que, para obter suas virtudes mágicas, deveria ser coletado na madrugada do dia de São João (no solstício de verão)”, diz o especialista, referindo-se à sua nomenclatura.
Leia também: Plantas para aliviar a dor nos ossos
E mais informações sobre seu nome: o termo perforatum se deve ao fato de as folhas do hipericão estarem repletas de pequenas bolsas secretoras visíveis contra a luz, que parecem pequenos orifícios, dando à planta uma aparência perfurada.
Uma planta muito comum em nosso ambiente
“É uma planta difundida em toda a Europa, oeste e norte da Ásia, norte da África e América do Norte. É comum em toda a Península Ibérica e nas Ilhas Baleares. Reproduz-se em prados, sebes, matas abertas e bermas de estradas”, diz Mar Sieira.
A parte medicinal são os topos floridos, nos quais encontramos vários componentes que lhe conferem diferentes ações. “Os mais importantes são os agentes curativos tópicos e os antidepressivos orais “, conta. Assim, topicamente, é utilizado o óleo de hipericão, que atua como anti-inflamatório em feridas e hematomas.
Você conhece seu efeito antidepressivo?
A farmacêutica destaca uma das suas propriedades mais marcantes, e conta-nos que a erva de São João destaca-se pelo seu efeito antidepressivo, com redução do comportamento agressivo e melhoria dos principais sintomas da síndrome depressiva em humanos, como falta de concentração, cansaço e insônia, por isso é usado atualmente no tratamento de formas leves ou moderadas de depressão (seu uso não é indicado para o tratamento de depressão grave). Além disso, o uso de hypericum não causa sonolência. Portanto, é um bom aliado para melhorar o humor, pois ajuda a tratar problemas de ansiedade, terrores noturnos , depressão leve ou falta de humor.
Principais benefícios
Os especialistas da Kyrocream resumem claramente outros fatos curiosos sobre o hipérico que você pode não saber:
- propriedades antibióticas. Os usos medicinais da erva de São João são conhecidos desde a Grécia Clássica, embora seja verdade que se popularizou durante a Idade Média, devido à sua capacidade de curar feridas. Mais tarde, sua fama aumentou durante os episódios de guerra, e também passou a ser conhecida pelo nome de ‘erva militar’, pois era usada em pomadas para acelerar a cicatrização de feridas.
- Bom para dor de cabeça. Hypericum é uma planta ideal para todas aquelas pessoas que sofrem de enxaquecas, enxaquecas ou dores de cabeça, sendo um aliado natural para aliviar este tipo de doença.
- aliado cosmético. O óleo de erva de São João é adstringente, tornando-se um bom aliado para a pele oleosa. Na cosmética, o hypericum tende a ser usado externamente, para ser aplicado na pele na forma de óleos, cremes, limpadores de pele, etc.
- Bom para sua memória . Propriedades antioxidantes são atribuídas à erva de São João, que aumenta a atividade cognitiva e melhora a memória.
- Propriedades anti-inflamatórias. A inflamação muscular e a dor nas articulações podem ser tratadas com hipérico devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Hypericum ajuda a eliminar e reduzir dores articulares ou musculares, atuando com grande eficiência em qualquer área e parte do corpo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!