O magnésio é um mineral essencial para o corpo desempenhar inúmeras funções.
Por exemplo, está envolvido na transmissão de impulsos nervosos e relaxamento muscular, por isso é essencial que os músculos, os nervos e o coração funcionem normalmente.
PARA QUE SERVE O MAGNÉSIO?
Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue , desempenha um papel importante na obtenção de energia e participa na produção de proteínas. Da mesma forma, é um elemento fundamental para manter os ossos saudáveis e fortes.
Sua relação com o cálcio
Por outro lado, diferentes investigações mostraram que o magnésio desempenha um papel importante no desenvolvimento ósseo , favorecendo seu crescimento e estabilização.
Mais da metade desse mineral, 65%, está concentrado nos ossos, e parece que ele regula o metabolismo do cálcio que é ingerido através da dieta, pois intervém na função do paratormônio (hormônio que regula o equilíbrio entre cálcio e fósforo ), e também influencia a atividade da vitamina D.
PROBLEMAS DEVIDO A DESEQUILÍBRIOS EM SUA QUANTIDADE
O magnésio pode causar alguns problemas de saúde se sua quantidade no corpo for muito alta ou se for o contrário e for escasso.
O que acontece se houver déficit?
Alguns dos sintomas que podem indicar que os níveis deste mineral estão baixos são psicológicos e emocionais . Assim, irritabilidade, apatia, fadiga, fraqueza muscular, cãibras, falhas de memória ou maiores dificuldades de aprendizagem, entre outras, são manifestações de deficiência de magnésio.
Além disso, a deficiência de magnésio também parece estar relacionada à pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.
Essa situação de déficit pode ocorrer com uma dieta pobre nesse mineral, mas sua falta também pode ser consequência de algumas alterações, como ter níveis de cálcio abaixo do normal , sofrer de má absorção digestiva, queimaduras ou intervenções cirúrgicas.
Deve-se levar em consideração que o abuso de bebidas alcoólicas também pode produzir seu déficit, assim como a ingestão de certos medicamentos (laxantes, alguns antibióticos…).
O que acontece se houver excesso?
A quantidade de magnésio obtida através da alimentação é absolutamente inofensiva, pois o possível excesso é eliminado pela urina . No entanto, se forem tomados suplementos desse mineral, as doses recomendadas não devem ser excedidas, a menos que seja por prescrição médica.
Doses muito altas podem ser responsáveis por desconforto estomacal, náuseas, vômitos e diarreia . Em casos mais extremos, também podem ocorrer confusão, queda da pressão arterial, diminuição da respiração e aparecimento de um padrão irregular de batimentos cardíacos.
ALIMENTOS QUE CONTÊM MAGNÉSIO
A melhor maneira de obter os níveis ideais de magnésio do seu corpo é através da dieta. Frutas, verduras, grãos integrais, leguminosas, nozes, levedura de cerveja e frutas secas são seus aliados, pois são alimentos ricos nesse mineral essencial .
VOCÊ SABIA QUE…?
Suor excessivo (como o que ocorre em atividades físicas exageradas) ou estresse físico ou mental causam uma maior perda de magnésio, portanto, nesses casos, sua contribuição deve ser aumentada.
- Dose diária recomendada : 330 miligramas/dia para mulheres e 420 para homens.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!