A chia é uma planta originária do México cujas sementes já alimentavam os povos das antigas civilizações da América. Ela é considerada um superalimento, pois é rica em substâncias essenciais para o funcionamento do organismo.
A semente é fonte de proteínas, especialmente as compostas por aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não produz. A chia também é fonte de minerais, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco. Além do ômega 3, um ácido graxo com ação anti-inflamatória que ajuda a prevenir o surgimento de diversas doenças.
Leia mais: Quer ter saúde e aderir ao veganismo? Há diversidade de alimentos
Qual é a diferença entre chia branca e chia negra?
As sementes de chia podem ser tanto brancas como negras e as boas notícias são que, de acordo com Laura Southern, terapeuta nutricional da London Gynaecology, existem muito poucas diferenças entre ambas. As sementes negras tendem a ser um pouco mais pequenas do que as brancas, pelo que costumam ser usadas na culinária, enquanto as brancas funcionam melhor em farinha.
Além do facto de as sementes de chia terem uma quantidade bastante significativa de proteína, que mais temos a ganhar com uma colherada diária?
Informação nutricional
Por cerca de 28 g de sementes de chia:
Proteína – 5.6 g
Gordura – 8.4 g
Fibra – 11.2 g
Hidratos de carbono – 13 g
Perda de peso
Combine sementes de chia e vai vê-las inchar. Isto significa que são uma boa ajuda para a manter saciada, além do facto de conterem fibra (cerca de 5 g por colher de sopa), gordura e proteína. Se o organismo está satisfeito vai sentir menos necessidade de comer alimentos ricos em açúcares.
Por que devo polvilhar sementes e chia nas refeições?
Controla a Diabetes
Ainda que os estudos científicos sejam limitados neste campo, há já algumas pesquisas que afirmam que este alimento tem a capacidade de converter glucose em hidratos de carbono de absorção lenta, o que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Alternativa aos lácteos
Grama a grama, estas sementes contêm mais cálcio do que alguns laticínios, sendo que 28 g de sementes de chia têm 18% da quantidade diária recomendada de cálcio. Se for vegana, a chia tem a capacidade de substituir um ovo.
Balanço hormonal
Ai hormonas… É um problema com que todas as mulheres têm de lidar e ao qual não dá para fugir. Dores durante a menstruação, secura vaginal e mamas doridas, são premissas que lhe soam familiares? Ao conterem proteína, fibra e gorduras essenciais, estas sementes podem contribuir para o equilíbrio hormonal.
Desacelera o envelhecimento
Como? Ao serem ricas em antioxidantes, as sementes de chia são conhecidas pelo combate aos radicais livres – os responsáveis por danificar as moléculas celulares – e podem promover pequenas alterações no que toca ao envelhecimento.
Facilita a digestão
Sofre de inchaço, dor de estômago ou tem problemas intestinais? As sementes de chia podem ajudar a combater estes problemas e ainda a prisão de ventre. No entanto, no início podem provocar algum desconforto intestinal. Comece apenas com uma colher de chá por dia e vá adaptando as quantidades consoante a resposta do organismo.
Benefícios contra o câncer
Esta é outra temática onde são necessárias mais pesquisas, mas, devido aos seus elevados níveis de antioxidantes as sementes de chia contêm lignanos – polifenóis encontrados nas plantas -, que são conhecidos por inibir o crescimento de células tumorais.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!