Hoje, mostramos que nos últimos anos, o consumo de açúcar foi drasticamente reduzido em todas as famílias, mas é o açúcar que servimos em cubos, açucareiros ou sacos de café.
Conforme o publicado no portal do governo de São Paulo, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, em 2021, o país foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol
Mas esses dados não incluem os açúcares que estão escondidos em outros tipos de alimentos processados, como doces, refrigerantes, batatas fritas e até carnes processadas.
Se tomarmos como exemplo um suco de fruta industrial, especificamente um bloco de 200 ml de suco de manga e maçã sem adição de açúcar, encontramos 12 gramas de açúcar. Com um simples suco temos quase metade dos açúcares recomendados pela OMS para o dia inteiro.
Comer açúcar está nos alimentos onde você menos imagina
Mas há produtos ainda mais surpreendentes do que os sucos. Uma porção de salmorejo industrial tem cerca de 7 gramas de açúcar. E um copo de bebida de aveia tem 15 gramas. Ambos são alimentos supostamente saudáveis que não deveriam ter uma quantidade elevada de açúcar e, no entanto, com um copo de salmorejo e outro de leite de aveia estaríamos perto de completar a quantidade máxima de açúcar por dia recomendada pela OMS.
Apesar dos indicadores institucionais, outros estudos revelam que na Europa Ocidental o consumo médio de açúcar , em qualquer de suas formas e aparências, é próximo a 100 gramas por dia. Um valor que está fora do gráfico dos limites estabelecidos como saudáveis.
No entanto, cada pessoa tem uma tolerância diferente e pode ingerir uma quantidade diferente dependendo de suas necessidades metabólicas. De acordo com a nutricionista esportiva Autumn Bates, você precisa estar ciente dos sinais que seu corpo está enviando para entender que sua ingestão de açúcar pode estar excedendo seu próprio limite. Bates definiu uma série de sintomas a serem observados.
Você se exercita, mas não emagrece
Veja também: Enfrente a celulite fazendo exercícios
Parece óbvio, mas é possível que você sinta que faz tudo o que está ao seu alcance na academia, segue um plano de treinamento e não falta exercício físico. E, além disso, você tem uma dieta saudável, embora não mantenha um controle exaustivo do que come porque acha que já queima tudo na academia. O problema é que você não está avaliando corretamente os níveis de açúcar que você come. Enquanto você continuar comendo açúcar, você não começará a queimar sua própria gordura.
Sua cabeça dói e você não sabe o motivo?
Se você tem dor de cabeça de vez em quando, pode ser causada pelo açúcar. Comer um alimento com alto teor de açúcar camuflado pode produzir um pico que, ao ser reduzido, provoca um efeito rebote nos níveis de glicose no sangue e você sofre, como efeito colateral, dores de cabeça repentinas e sem explicação aparente.
Você está ciente de que o seu humor muda constantemente?
Os mesmos picos que causam altos e baixos na glicose no sangue que podem levar a dores de cabeça também podem causar mudanças repentinas de humor. Isso acontece porque o açúcar ingerido é absorvido antes de outros nutrientes, como gordura e proteína, e isso leva a um aumento da energia volátil, que assim que sobe: desce. Isso afeta nosso estado de espírito, primeiro você pode sentir alguma energia, mas depois sentirá fome, sentirá alguma ansiedade, aborrecimento geral e raiva.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!