Azia e regurgitação. São dois sintomas inequívocos de refluxo gastroesofágico (DRGE) e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). O primeiro ocorre quando o conteúdo do estômago é devolvido ao esôfago. Em contraste, a doença é uma condição mais grave e duradoura na qual, ao longo do tempo, pode causar complicações.
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), o refluxo e a doença causam sintomas como:
- Azia, uma sensação dolorosa e ardente no meio do peito, atrás do esterno, que sobe da ponta inferior do esterno até a garganta.
- Regurgitação ou o conteúdo do estômago que retorna através do esôfago e atinge a garganta ou a boca, o que pode fazer você sentir o sabor dos alimentos ou do ácido gástrico.
No entanto, nem todos os adultos com doença do refluxo gastroesofágico têm azia ou regurgitação. Outros sintomas podem incluir dor no peito, náuseas e problemas ou dor ao engolir.
Medicamentos para aliviar a azia
Muitos medicamentos para a doença do refluxo gastroesofágico podem ser comprados sem receita médica. Entre eles: antiácidos, antagonistas ou inibidores da bomba de prótons.
De acordo com as autoridades de saúde, os antiácidos podem aliviar a azia e outros sintomas leves. No entanto, esses medicamentos não devem ser usados todos os dias ou para tratar sintomas graves. Os antagonistas H2 reduzem a quantidade de ácido produzido pelo estômago. No caso dos inibidores da bomba de prótons, eles reduzem os inibidores da bomba de prótons, reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago.
Remédios naturais para azia
Nem tudo são remédios. Há também remédios naturais para acabar ou aliviar esses desconfortos. Você tem que começar fazendo mudanças no estilo de vida: perder peso em caso de excesso de peso, dormir com a cabeça erguida, parar de fumar ou mudar os hábitos alimentares e a dieta.
Certos alimentos ou bebidas desencadeiam ou pioram os sintomas, incluindo:
• Alimentos ácidos, como frutas cítricas e tomates.
• Bebidas alcoólicas.
• Chocolate.
• Café e outras fontes de cafeína.
• Alimentos ricos em gordura.
• Refeições temperadas.
Jantar na hora certa
Outra dica dada por esses especialistas é comer duas ou três horas antes de dormir e evitar alimentos e bebidas que piorem os sintomas, como os descritos acima.
Em qualquer caso, você deve consultar seu médico sobre a dieta e os alimentos ou bebidas que podem aumentar os sintomas. Após uma avaliação inicial, será o especialista que melhor nos guia e define certas diretrizes.
Esta informação não substitui, em nenhum caso, o diagnóstico ou prescrição por um médico. É importante ir a um especialista quando os sintomas ocorrem em caso de doença e nunca se automedicar.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!