Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças

Você conhece alguém que esta passando por problemas com piolho?

Fonte: REDAÇÃO

Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças
Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças - freepik

Quem nunca teve piolho quando era mais jovem não é mesmo? Principalmente quando éramos crianças era quase sempre. Muito se fala sobre o piolho, mas será que, de fato, sabemos o que é? Como tratar e existe algum remédio para piolho, comprimido ou alguma coisa que podemos fazer pra resolver isso?

Por isso, reunimos algumas informações que vocês precisam saber a respeito do assunto hoje, 16 de agosto. Assim, sabe-se que o piolho são pequenos insetos que não tem asas, mas que, quando contraímos, ele se aloja em nosso coro cabeludo, sobrevivendo com o nosso sangue.

Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças
Remédio para piolho comprimido existe? Cuide ainda mais da saúde das crianças – freepik

O que são os piolhos?

Pediculus humanus é o nome dos pequeninos insetos que se alojam em nosso coro cabeludo. Esses pequenos insetos são os responsáveis pela infestação de nosso cabelo, causando uma chamada Pediculose da cabeça.

O piolho, por ser um inseto bem pequeno, acaba “residindo” no nosso próprio coro cabeludo, e quando lá ele está, acaba se alimentando do sangue. À medida que o piolho se aloja, vai sugando o nosso sangue, é por conta disso que nós sentimos aquela coceirinha enjoada.

Mas pode ter certeza, se você perceber que está com um piolho, é quase certo que você esteja com muitos. Isso se deve ao fato de que uma única fêmea é capaz de colocar até 140 ovos, a qual nós chamamos de lêndia.

Quem tem mais facilidade de pegar piolho?

A transmissão desse pequeno inseto pode se dar de diversas maneiras. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o piolho não da somente pela falta de higiene de nós com o cabelo.

O inseto se é transmitido de uma forma bem direta, ou seja, através do contato direto, ou com alguém que esteja com o piolho, ou pelo contato com algum objeto que seja de uso pessoal da pessoa, como: roupas, bonés, chapéus em geral e a proximidade que você teve com a pessoa infectada com o pediculus humanus (piolho).

Dessa maneira, as crianças acabam sendo mais propensas a pegar o inseto, pois há um constante contato com uma com as outras, e é no ambiente da escola que esses insetos costumam ser passado de uma pessoa para outra.

Como tratar ?

Diversas são as maneiras de tratamento caso você esteja com o piolho. Desde já, fique ciente que existe remédio oral sim contra o piolho, mas fique atento, pois qualquer medicamento devera ser consultado pelo seu dermatologista primeiro.

Porém, temos algumas orientações para poder diminuir a infestação. É recomendado que se lave a cabeça constantemente, e passe o pente com cuidado para que a quantidade dos insetos possam diminuir. Mas fazer isso não é o suficiente, pois é aconselhável fazer uso de alguns remédios diretamente no coro cabeludo, sempre com a devida orientação do seu dermatologista.

Por fim, alguns medicamentos são indicados para esse tipo de tratamento, como: loções especificas que vão tratar diretamente a pediculose, permetrina ou com inseticidas piretroides (inseticidas ácidos a base de algumas plantas). Esperamos poder ter ajudado você! Fique conosco e veja outros posts em nosso blog!

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.