O paracetamol é um dos medicamentos genéricos mais utilizados no mundo e é parte fundamental do armário de remédios chileno .
Em solução oral, gotas e comprimidos, este analgésico e antipirético é usado para controlar dores de cabeça, febre e outras doenças.
Por mais popular que seja, como todos os medicamentos, o paracetamol tem contraindicações e há pacientes que não devem tomá-lo.
Quem não deve tomar paracetamol?
As pessoas que não devem consumir paracetamol são:
- Pacientes com hipersensibilidade.
- Pacientes com lesão hepática e aqueles que estão recebendo drogas hepatotóxicas ou que têm doença renal devem tomar este medicamento com cautela, pois é metabolizado no fígado.
- O paracetamol não deve ser administrado por períodos prolongados ou em mulheres grávidas.
- A ingestão de três ou mais bebidas alcoólicas por períodos prolongados pode aumentar o risco de lesão hepática ou sangramento no trato digestivo associado ao uso de paracetamol, portanto, essas condições devem ser consideradas na prescrição do medicamento.
Qual é a dose máxima que posso consumir de paracetamol?
Em adultos, a dose normal de paracetamol que pode ser tomada para alívio da dor e controle da febre é de 325 a 1.000 mg a cada quatro horas ; e um máximo de 4 gramas deste medicamento pode ser tomado por dia.
Em pacientes com insuficiência renal , recomenda-se aumentar o intervalo de administração para seis horas, se tiverem lesão renal moderada (taxa de filtração glomerular entre 10 a 50 ml/min), e para oito horas se tiverem taxa de filtração glomerular menor do que 10 ml/min.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!