Que tipo de exercícios fazer para reduzir a gordura corporal?

Fonte: CENÁRIOMT

Que tipo de exercicios fazer para reduzir a gordura corporal
Que tipo de exercícios fazer para reduzir a gordura corporal?

Que tipo de exercícios fazer para reduzir a gordura corporal? A causa da inflamação não é conhecida com certeza. Suspeita-se que esteja relacionado ao estresse oxidativo, resistência à insulina e permeabilidade intestinal. Pensa-se também que pode estar relacionado com o tecido adiposo, ou seja, há especialistas que sugerem que a gordura pode promover a inflamação no nosso corpo.

Como podemos ver, pode haver várias causas. O que os cientistas sabem é que todos esses processos mencionados se correlacionam e se retroalimentam e tudo isso pode prejudicar nosso corpo a ponto de predispô-lo a sofrer de doenças crônicas, além de acelerar o envelhecimento.

‘Inflammaging’, a relação entre inflamação e envelhecimento

Nos últimos anos, o interesse da comunidade científica tem despertado um novo processo que está relacionado ao envelhecimento acelerado.

Trata-se de inflamação crônica. Este é um dos principais mecanismos fisiológicos que associam a obesidade à resistência à insulina e ao diabetes, além de estar intimamente associado ao desenvolvimento de outras patologias graves, como depressão, artrite, asma e doenças cardiovasculares.

Os estudos mais recentes indicam que o excesso de peso produz inflamação crônica de baixo grau ou inflamação sistêmica, que perpetua a doença e está associada a múltiplas complicações. A sua intensidade é muito variável: algumas pessoas pouco se incomodam enquanto outras são afetadas pelas suas atividades diárias e qualidade de vida.

Um dos sintomas dessa inflamação é a distensão ou inchaço abdominal , popularmente conhecido como barriga inchada. Essa condição geralmente é menor pela manhã e, com o passar do dia, a inflamação piora. À tarde, pode causar muito desconforto. Até alteram a qualidade de vida de quem sofre com isso.

A dieta é a principal forma de evitar inflamações e barriga inchada. É importante que as pessoas que sofrem com isso procurem seu médico para fazer uma avaliação a fim de determinar se sofrem de alguma intolerância alimentar ou alteração da microbiota, como supercrescimento bacteriano, que causa essa distensão.

Uma dieta adequada para a afetação que se sofre, bem como a tomada de medicamentos, se necessário, podem melhorar este problema. Mas, além disso, existem exercícios que também ajudam a combater a inflamação.

Exercício físico para evitar inflamações e barriga inchada

Existe uma tendência de treinamento chamada Aesthetic Muscle Building que produz melhorias em termos de composição corporal, risco cardiometabólico, tolerância ao exercício e aumento da biogênese mitocondrial. Este tipo de tratamento é seguro, eficaz e bem tolerado, melhorando a adesão ao treinamento físico na população.

“O exercício físico não só se mostra um fator determinante na prevenção e tratamento do excesso de peso, como também melhora muitos marcadores, como metabolismo da glicose prejudicado, dislipidemia e hipertensão , além daqueles implicados como fatores de risco para doenças cardiovasculares, estresse oxidativo e diabetes”, conta-nos Alexander Pérez, criador do conceito de “Aesthetic Muscle Building” com Wonder Technology para novos tratamentos para o desenvolvimento muscular acelerado.

Que tipo de exercícios fazer para reduzir a gordura corporal?

Para eliminar a gordura localizada na barriga, que é a mais perigosa e a que pode aumentar o risco de doenças, “não é preciso fazer abdominais, não são os exercícios adequados para eliminar gordura “.

Além disso, insiste que “a gordura não se mexe” e esclarece que para diminuir a inflamação, queimar gordura, perder peso e manter a saúde é preciso “estar em movimento durante o dia, não só treinar, mas tentar ficar o máximo possível”, quanto possível, mais ativo possível”.

Por exemplo, ele recomenda dar mais de 10.000 passos por dia. “E se for feito de uma forma específica (caminhando em alta velocidade) melhor.”

Ao estar em movimento, “vamos queimar calorias e, aliado a uma dieta hipocalórica, supervisionada por um profissional, conseguiremos queimar esse excesso de gordura e reduzir a inflamação”.

Tratamentos para reduzir a gordura abdominal

Por sua vez, Alexander Pérez acrescenta que o exercício muscular intenso aumenta a produção de adipocina inflamatória, que atua como anti-inflamatório e contribui para a redução da inflamação crônica a longo prazo . Além disso, parece ter um impacto positivo na capacidade proliferativa das células-tronco musculares.

Este tipo de exercício pode ser feito com um personal trainer em casa ou na academia. Mas, além disso, pode ser combinado com os novos tratamentos para o desenvolvimento muscular acelerado. Como conclui Alexander Pérez, existem tratamentos médico-estéticos focados no desenvolvimento da musculatura, manter o metabolismo ativo e exercer funções de regulação hormonal para controlar vários processos biológicos de forma autócrina, parácrina e endócrina, como o processo inflamatório. Esse tratamento tem efeito favorável na composição corporal, pois diminui a massa gorda, inclusive a gordura abdominal, aumenta o colesterol HDL, diminui o LDL, reduz a concentração plasmática de glicose e a pressão arterial sistólica e diastólica.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.