Quantos dias dura uma gripe? Os médicos dizem que geralmente a gripe possui 7 dias de vida. Uma semana é o tempo necessário para o vírus enfraquecer e parar de causar tanto desconforto, mas às vezes pode ficar complicado.
O risco de uma gripe se tornar complicada depende fundamentalmente de dois fatores:
- Quão agressivo é o vírus . Em alguns invernos, o vírus da gripe muda (muda) quase toda a sua estrutura, sua aparência e causa mais danos porque o corpo não o reconhece, algo que acontece quando o vírus é semelhante à estação anterior).
- Quão fortes ou fracos somos. Se o sistema imunológico está enfraquecido por doenças crônicas como diabetes, por já sofrer de algum distúrbio respiratório ou por não ter uma boa alimentação, o vírus da gripe fica mais forte e enfraquece ainda mais o organismo.
Quando isso acontece, bactérias oportunistas entram facilmente pelas mucosas (no nariz, boca e olhos) e pode ocorrer uma infecção muito mais difícil de erradicar . Nesse caso, geralmente é necessário recorrer a antibióticos, mas isso só pode ser avaliado por um médico.
COMO AS DEFESAS AGEM CONTRA A GRIPE?
Se o vírus é muito virulento ou nossas defesas não estão cem por cento, o corpo tem que fazer um grande esforço para parar a infecção.
Para isso, libera citocinas, proteínas que tentam ativar as defesas, mas que também têm um efeito negativo que ocorre simultaneamente: inflamam nossas mucosas e tecidos.
Quando é produzido um excesso de citocinas, ao invés de cumprir o papel de defesa, elas podem afetar órgãos de vital importância.
COMO A GRIPE PODE AFETAR O CORAÇÃO?
Às vezes, após uma gripe grave, o músculo cardíaco (principalmente suas válvulas) pode ficar inflamado, embora o risco seja geralmente maior em pessoas que têm um distúrbio cardíaco anterior.
Os sintomas da endocardite infecciosa são geralmente febre, sudorese, cansaço. Às vezes há também uma certa dificuldade em respirar.
Um sinal pode ser pequenas manchas semelhantes a lascas que aparecem nas unhas. Se forem detectados, é aconselhável ir ao médico.
COMO A GRIPE PODE AFETAR OS PULMÕES?
Em pessoas que já têm uma doença respiratória (pneumonia crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica típica de fumantes…) aumenta o risco de que uma gripe mal curada afete seus pulmões.
Quando a respiração se torna mais difícil (especialmente ao fazer pequenos esforços), é aconselhável colocar-se nas mãos de um profissional. A pneumonia após a gripe geralmente ocorre sem aviso prévio.
Às vezes , tomar antivirais pode prevenir seu aparecimento porque impede que novas células sejam infectadas, mas isso deve ser determinado pelo médico.
Tomar antibióticos por conta própria também não é uma boa ideia, pois em alguns casos complica tudo.
Também deve-se ter em mente que, em pessoas predispostas, é possível que a gripe cause o aparecimento de otite ou sinusite .
QUE OUTROS ÓRGÃOS O VÍRUS DA GRIPE PODE AFETAR?
Uma gripe também pode ter consequências em outras partes do nosso corpo .
MÚSCULOS
A miosite é outra das possíveis consequências de uma condição gripal. É uma dor muito intensa nos músculos das pernas que vai além (em intensidade e duração) da dor muscular típica da gripe sazonal.
Que o desconforto seja aliviado andando na ponta dos pés com os joelhos dobrados é uma pista para saber que essa complicação está ocorrendo. Nesse caso, recomenda-se descansar para aliviar a inflamação muscular.
Descobriu-se que é mais comum em pessoas com predisposição familiar e entre aquelas com problemas metabólicos que podem não ter sido diagnosticados (diabetes oculto, por exemplo), mas geralmente são facilmente controlados com tratamento adequado.
RINS
Um organismo enfraquecido pode sofrer tanto com a gripe que às vezes são os rins que sofrem o impacto e algum grau de insuficiência renal aparece.
Felizmente , não é muito comum , embora quem toma esteróides por muito tempo (para interromper um distúrbio inflamatório) deva aumentar as precauções, pois está comprovado que eles têm um risco maior.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!