Quanto tempo pode durar um resfriado? Com a chegada do outono, muitas pessoas já começam a pensar em como enfrentar as baixas temperaturas que se aproximam nas próximas semanas e, assim, evitar o resfriado .
A verdade é que nesta altura do ano as mudanças de temperatura e a presença de vários tipos de vírus costumam ser um fator a ter em conta, o que aumenta a preocupação, sobretudo nos pais com filhos mais novos.
Em decorrência dos fatores citados, é comum que o atendimento médico aumente no outono e no inverno. É por isso que nesta época do ano existe a possibilidade de se vacinar, por exemplo, contra a gripe, para evitar adoecer.
E os resfriados comuns?
Um dos diagnósticos mais comuns é o resfriado comum, que na maioria das vezes inclui sintomas como espirros, congestão nasal e tosse.
Nesse sentido, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontaram que existem mais de 200 vírus que podem causar resfriado, sendo os rinovírus o tipo mais comum.
A agência também afirmou que os vírus que causam resfriados podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo ar e pelo contato próximo entre elas.
Quanto tempo pode durar um resfriado comum?
O próprio CDC esclareceu que alguns dos sintomas, principalmente relacionados a coriza, congestão nasal e tosse, podem durar entre 10 e 14 dias. Após esse período, eles devem melhorar.
Nesse sentido, a agência informou que os sintomas de um resfriado comum podem incluir:
- espirros
- Congestionamento nasal
- Muco
- Dor de garganta
- Tosse
- Gotejamento de muco na garganta (gotejamento pós-nasal)
- rasgando
- Febre (embora a maioria das pessoas com resfriados não tenha febre)
É normal que o resfriado comum dure uma semana, o que pode variar dependendo da gravidade da pessoa e se ela está ou não recebendo algum tratamento medicamentoso.
Se você ainda se sentir mal após 7 dias, consulte seu médico para descartar uma infecção sinusal, alergias ou outro problema de saúde.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!