Você já sentiu uma contração involuntária nos músculos? Se sim, provavelmente deve ter se preocupado. Entretanto, o problema, na maioria das vezes, não é tão grave assim. Dessa forma, seu tecido muscular pode apenas estar fazendo o trabalho dele.
Portanto, quer entender mais sobre o funcionamento desse órgão tão importante do corpo humano e conferir ainda em quais situações você realmente deve se preocupar? Veja hoje, 1 de setembro, o dossiê completo que preparamos sobre as funções, características e problemas que estão relacionados ao tecido muscular.
Leia mais: Suco verde: quais são os benefícios e como fazer? Confira os detalhes
Quais são os tipos de tecido muscular e suas funções?
Existem 3 tipos de tecido muscular em nosso corpo. São eles: músculo liso, músculo estriado esquelético e músculo estriado cardíaco. Todos eles são responsáveis pela locomoção e outros movimentos do corpo. Além disso, eles são compostos por fibras, que permitem a geração de contrações. Assim, entenda agora as funções de cada um.
Músculos lisos
Os músculos lisos produzem os movimentos involuntários gerados pela maior parte dos órgãos do corpo, como estômago, intestino, parede do útero, bexiga, parede dos vasos sanguíneos, dentre outros. Desse modo, suas contrações geralmente são lentas e não podem ser controladas.
Músculos estriados esqueléticos
Como o nome já sugere, os músculos estriados esqueléticos são ligados ao nosso esqueleto, e geram a maior parte dos movimentos voluntários que fazemos ao nos movimentar.
Suas contrações são rápidas e suas fibras contém filamentos de proteínas. Portanto, se você já desconfiava, acertou: este é, de fato, o maior e principal tecido muscular do nosso corpo.
Músculos estriados cardíacos
O músculo estriado cardíaco é o principal tecido do coração. Sua contração é vigorosa, dotada de ritmo frequente e involuntária.
Quais são as funções do tecido muscular?
Os tecidos musculares são responsáveis pela movimentação do nosso corpo, tanto externa quanto interna. Logo, são eles que regulam a nossa estabilização e postura, o volume dos nossos órgãos e a produção de calor gerada no organismo.
Quando devo me preocupar com as contrações musculares?
De forma geral, espasmos e contrações são movimentos naturais do corpo humano. Assim, casos pontuais não necessitam de atenção especial. Porém, se você sente contrações e espasmos de forma frequente e acompanhados de dor intensa, é importante buscar orientação de um médico reumatologista.
Esperamos que essa matéria o tenha ajudado a entender um pouco mais sobre as importantes funções do nosso tecido muscular. Ademais, se você quer acompanhar outros temas sobre saúde, aproveite e siga o nosso blog!