Qual é o melhor queijo para os ossos e qual engorda menos?

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso abre inscrições para o 1º Concurso Estadual de Queijos e Produtos Lácteos
Mato Grosso abre inscrições para o 1º Concurso Estadual de Queijos e Produtos Lácteos FOTO:PIXABAY

Você sabe qual é o melhor queijo para os ossos? Temos medo de comer queijo, que nos ajuda a cuidar dos ossos , por causa de suas calorias. Mas se soubermos escolher bem, é um alimento muito interessante porque tem uma alta densidade nutricional. Isso significa que um pequeno pedaço nos fornece um alto teor de nutrientes que, neste caso, vêm do leite.

Porque queijo é leite concentrado. Leite que coalha por ultrafiltração ou por acidificação, perdendo parte do seu teor de água, aumentando assim os seus nutrientes e calorias.

Como tudo na vida, há queijos e queijos. Todos eles nos fornecerão:

  • Carboidratos: a famosa lactose ou açúcar do leite.
  • Proteínas: a proteína mais abundante no queijo é a caseína, que é uma proteína de qualidade.
  • Lipídios: gordura do leite, que também é veículo de uma vitamina muito interessante, a vitamina D, que está diretamente relacionada com a absorção do cálcio e sua chegada nos ossos, outro nutriente maravilhoso que o queijo nos fornece.

Por isso, como o cálcio e a vitamina D da gordura do leite compartilham a porta de entrada no intestino, se quisermos aproveitar ao máximo o cálcio desse produto lácteo, não devemos optar por um queijo desnatado.

Afinal, qual é o melhor queijo?

A melhor combinação para nossa saúde e nosso paladar é escolher aqueles queijos que não são excessivamente curados porque quanto mais curados, menos água e mais calorias.

E sim, o queijo fresco tipo Burgos e o requeijão são a melhor opção porque têm menos energia que outros queijos e, por outro lado, nos oferecem o melhor dos laticínios.

O teor de gordura de ambos é muito baixo, especialmente as gorduras monoinsaturadas. Além disso, eles não nos fornecem apenas cálcio: uma porção de 60 g de queijo fresco cobre 50% da ingestão diária recomendada de fósforo, também essencial para o cuidado dos ossos. Além disso, são uma ótima fonte de proteínas, pois contêm quase quatro vezes mais proteínas que o leite.

Nutricionalmente eles são semelhantes, mas não são os mesmos, de fato. O requeijão não é um queijo propriamente dito, pois é obtido a partir do soro de leite, enquanto o queijo fresco é obtido diretamente do leite. Por isso, o requeijão contém menos um terço de gordura do que o queijo fresco… e quase oito vezes menos do que o queijo semicurado ou do tipo Cabrales!

Caso você se pergunte se os ossos podem ser tratados com outros alimentos, não apenas laticínios, a resposta é sim.

O cálcio para o qual o leite é proclamado “essencial” para ossos fortes é facilmente encontrado em outros alimentos: vegetais de folhas verdes, como brócolis ou repolho; em nozes, como amêndoas, ou em leguminosas, como soja.

Para se ter uma ideia, um copo de leite dá-nos o mesmo cálcio que, por exemplo, um prato de brócolos, couves, dois nabos e um par de sardinhas em azeite virgem extra, porque os comemos inteiros, com tudo incluído.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.