É possível que nos próximos dias grande parte do mundo deixe de estar em estado de pandemia e seja possível mudar para uma endemia; onde o vírus será mais controlado, há baixa mortalidade e pouca ocupação hospitalar. Veja logo abaixo a diferença entre pandemia e endemia.
Desde que o vírus declarou uma pandemia global há dois anos, muitas pessoas esperam um fim. Esta doença respiratória não desaparecerá, no entanto, a possibilidade de se tornar endêmica nas próximas semanas está sendo avaliada. Dessa forma, haverá menos casos graves do que os causados nos últimos anos.
O fim da pandemia provavelmente se aproximará em todo o mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a palavra pandemia refere-se à disseminação global de uma nova doença e estabelece um escopo geral ou universal, embora em alguns casos o termo tenha sido usado quando uma doença se espalha por um país.
Por outro lado, a palavra endêmica refere-se a uma doença que se estabelece regularmente em certas regiões e insinua que você terá que aprender a viver com o vírus e ele não desaparecerá.
Existe um possível fim para a pandemia?
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que pretende mudar a classificação da Covid-19. A doença deixaria o status de pandemia para ser considerada uma endemia.
O fim desta doença não virá até que o vírus pare de gerar ondas de contágio e todos os países estejam em um alto nível de pessoas vacinadas. Além disso, para que isso aconteça, o vírus não pode decair em certos países, ele deve desaparecer em todo o mundo.
Entenda a diferença entre pandemia e endemia
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!