Qual é a diferença entre Ómicron, gripe e resfriado comum?

Conheça a diferença entre Ómicron, gripe e resfriado comum para evitar ficar confuso e isolar, se necessário.

Fonte: CenárioMT

Doenças raras: O que é a legionelose?
Doenças raras: O que é a legionelose? Foto por Pixabay

A diferença entre Ómicron, gripe e resfriado comum geralmente é ignorada por algumas pessoas e isso causa confusão ao ir ao médico ou fazer um teste para descartar a doença COVID-19.

A única maneira de saber se é apenas um resfriado ou gripe ou se é a variante Ómicron do novo coronavírus, é através de um teste de PCR, especialmente se o ciclo de vacinação tiver sido cumprido, que é mais provável de ter sintomas leves.

Se você quiser saber mais sobre os sintomas da variante Ómicron, bem como o desconforto com que ela pode ser confundida com a gripe ou um resfriado, leia mais abaixo.

Quais sintomas essas doenças compartilham?

Sintomas leves semelhantes aos do frio, como dor de garganta, espirros e coriza, parecem ser cada vez mais frequentes, enquanto as manifestações características da COVID-19, como febre, tosse e perda de paladar ou olfato, diminuem.

De acordo com um estudo publicado na revista MedRxiv, Ómicron poderia infectar a garganta antes do nariz, enquanto outras variantes preferem acampar primeiro nas narinas. Assim, em dezembro passado, Ryan Noach, CEO da Discovery Health, a maior seguradora de saúde privada da África do Sul, relatou que os pacientes com Omicron geralmente afirmam primeiro que sua garganta coça e, em seguida, têm congestão nasal, tosse seca e dores no corpo.

O frio é a mais leve das condições, é uma doença que atinge o pico entre o segundo e o terceiro dias, e seus sintomas mais comuns geralmente espirros, congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse, gotejamento de muco na garganta e lágrimas e, via de regra, geralmente não produz febre.

A gripe é acompanhada por um processo febril e dor muscular. A variante Ómicron apresenta sintomas, incluindo taquicardia, tosse, dor de garganta, coriza, fadiga extrema, dor de cabeça e febre. No entanto, nenhum cheiro ou sabor é perdido.

Diferença entre Omicron, gripe e resfriado comum

A primeira coisa a ter em mente são os sintomas. Neste caso, a perda de olfato e paladar é específica para o coronavírus, além disso, a variante omicron geralmente causa dor de cabeça.

As diferenças das três doenças são: o resfriado comum apresenta sintomas como espirros, coriza e congestão, e não produz febre. Essa é a principal diferença com a gripe que acontece, além da dor muscular intensa em diferentes partes do corpo. Com relação ao Ómicron, os principais sinais de sua aparência são fadiga extrema, febre, taquicardia, frequência cardíaca acelerada e dor muscular.

É importante saber a diferença entre Ómicron, gripe e resfriado comum para evitar que a variante se espalhe ainda mais e combata-a a tempo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.