Os ataques cardíacos em jovens estão em ascensão e a principal causa é a ruptura ou erosão da placa aterosclerótica causada pelo acúmulo de colesterol desde muito cedo. A doença cardiovascular começa aos 15 ou 20 anos nas artérias das pernas, que são muito grandes, embora não causem problemas graves até mais tarde.
A doença cardíaca isquêmica aguda , comumente conhecida como ataque cardíaco, está se tornando mais comum entre os jovens .
A causa é principalmente um mau controle de colesterol e triglicerídeos, culpados pela formação de placas ateroscleróticas que podem começar a se formar desde tenra idade.
“A doença cardiovascular começa aos 15 ou 20 anos de idade , mesmo que não seja detectada até mais tarde ”, disse o prestigioso cardiologista Valentí Fuster na abertura do ano acadêmico da Universidade Internacional da Catalunha.
Felizmente, a mortalidade por infarto do miocárdio em pacientes hospitalizados com menos de 45 anos é de apenas 1,2% , enquanto em pacientes mais velhos é superior a 6%.
COMO SÃO OS ATAQUES CARDÍACOS EM JOVENS
Até agora, havia pouca evidência científica sobre o prognóstico de curto e longo prazo de pacientes jovens com ataques cardíacos.
Isso encorajou o hospital de Sevilha a fazer um registro de todos os pacientes com menos de 45 anos que foram admitidos na unidade coronariana após um diagnóstico de ataque cardíaco entre janeiro de 2010 e abril de 2021 . No total, os casos de um total de 256 pacientes foram analisados e os resultados foram os seguintes:
- O perfil típico do paciente é um homem com idade média de 42 anos e com tamponamento de uma única artéria : a descendente anterior.
- Em 87,3% dos casos, o mecanismo fundamental do infarto foi a ruptura ou erosão da placa aterosclerótica .
-
- Em 61,9% dos casos, a artéria estava obstruída no momento da cinecoronariografia ou cineangiocoronariografia . Esse exame permite que as artérias coronárias sejam exploradas por meio de raios X – os vasos arteriais que circundam o coração e cuja função é transportar sangue para ele.
Deve-se notar que os ataques cardíacos em pessoas com mais de 45 anos têm características diferentes .
CAUSAS DE ATAQUE CARDÍACO EM JOVENS
A aterosclerose é uma doença de longa duração. Na verdade, é um processo natural do envelhecimento das nossas artérias . Desde a infância, gorduras como o colesterol e outras substâncias como o cálcio começam a se acumular nas paredes das artérias.
Na adolescência , aponta a SEC, essas lesões podem aumentar com o acúmulo de lipídios, dando origem a pequenas placas fibrosas. Nos anos seguintes, essas placas cresceriam e aumentariam, podendo sofrer rupturas e trombose, que seriam os desencadeantes de eventos agudos, como neste caso, o infarto do miocárdio.
A doença cardiovascular começa aos 15 ou 20 anos de idade , embora geralmente não seja detectada até mais tarde.
Graças às novas tecnologias de imagem, já se sabe que a patologia começa nas pernas , na região femoral, mas só mais tarde causa problemas porque as artérias são muito grandes nessa área.
O aparecimento de placas de aterosclerose nas artérias não pode ser evitado , mas pode-se evitar o desenvolvimento excessivo, que, em última análise, é o que acaba levando à doença cardiovascular.
E foi demonstrado que fatores como níveis elevados de colesterol LDL no sangue – combinados com pressão alta, tabagismo, sobrepeso ou obesidade e diabetes – favorecem o acúmulo de placa aterosclerótica e aumentam o risco de ruptura. “O colesterol penetra na artéria e a medula óssea reage. Quando o indivíduo apresenta fatores de risco, o mecanismo de defesa comete suicídio e libera substâncias que criam o coágulo que gera o infarto” .
Isso explicaria por que há cada vez mais ataques cardíacos em jovens : “Acreditamos que os ataques cardíacos são cada vez mais frequentes em jovens porque estamos vivendo uma situação em que houve um aumento significativo dos fatores de risco cardiovascular. “Vivemos em uma sociedade desenvolvida, na qual predominam os maus hábitos alimentares e o sedentarismo . Ao evitar essas circunstâncias e, se presentes, controlá-las com um estilo de vida saudável, estaremos evitando que essas placas ateroscleróticas acabem levando para doenças cardíacas.
COMO PREVENIR ATAQUES CARDÍACOS EM JOVENS
Conclusão: em jovens é muito importante controlar os níveis de lipídios no sangue .
- colesterol . De acordo com as Diretrizes de Prática Clínica da Sociedade Europeia de Cardiologia, o colesterol LDL (popularmente conhecido como colesterol “ruim”), quanto menor, melhor , principalmente em pessoas que já sofreram algum evento cardiovascular. Nesses casos, o ideal são valores abaixo de 55 mg/dl e uma redução de pelo menos a metade desses níveis antes do infarto.
- Triglicerídeos . Também é muito importante controlá-los. “Estas últimas muitas vezes não são elevadas como tal por si mesmas, mas geralmente são o reflexo de que já existe uma alteração estabelecida dos lipídios, por isso também devem ser levadas em consideração “, alerta o Dr. Carlos Barea.
- outros lipídios . “Além do colesterol e dos triglicérides, devemos lembrar que existem outras partículas relacionadas ao metabolismo lipídico, que estão se tornando cada vez mais relevantes e que seu conhecimento certamente também se tornará mais amplo para a população em geral, como as apolipoproteínas ” , esclarece.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!