Quais são os sintomas do câncer que costumam passar despercebidos?

Fonte: CENÁRIOMT

Quais são os sintomas do câncer que costumam passar despercebidos
Quais são os sintomas do câncer que costumam passar despercebidos

Quais são os sintomas do câncer? Quando um câncer é diagnosticado a tempo, as chances de o paciente obter um tratamento bem-sucedido são grandes, pois o tumor cancerígeno pode estar no momento oportuno para removê-lo completamente do corpo.

No entanto, esta doença tem uma característica que pode dificultar a detecção precoce. Em seus estágios iniciais, manifesta-se de forma assintomática ou seus sinais se confundem com outras condições que podem ser comuns. Portanto, seus sintomas muitas vezes passam despercebidos.

“Algumas pessoas não acham que (os sintomas) são sérios e o câncer não vem à mente”,  disse Katriina Whitaker , pesquisadora da University London College.

Que sintomas de câncer muitas vezes passam despercebidos?

Os pesquisadores reuniram evidências científicas suficientes para identificar os sintomas do câncer que podem ser ignorados durante o estágio inicial da doença. Alguns desses sinais correspondem ao seguinte:

Alterações nos hábitos urinários

Não se refere à micção ou defecação em diferentes momentos do dia, mas a mudanças na composição da urina ou dos resíduos orgânicos.

Por exemplo, os primeiros sintomas do câncer colorretal podem ser micção frequente ou sangue nas fezes.

No caso de câncer de bexiga, rim ou próstata, algumas das queixas podem envolver dor ao urinar ou vontade repentina de urinar.

Tosse persistente ou dor de garganta

Este sintoma pode ser um dos mais despercebidos de todos, pois costuma ser confundido com resfriado, amigdalite, bronquite, entre outros; especialmente no atual período de inverno e na circulação de vírus respiratórios.

Se a tosse for persistente, deve ser motivo de preocupação, pois pode ser uma manifestação de  câncer de pulmão, de acordo com o Icon Cancer Center .

No caso de uma dor de garganta  que persiste ao longo do tempo, uma das possíveis explicações está relacionada ao câncer de laringe ou garganta. Se houver dificuldade prolongada para engolir, uma possível causa seria câncer de esôfago, estômago ou garganta.

Desconforto gastrointestinal

HCG Oncology  afirma que “os primeiros sinais de câncer de ovário tendem a ser mal interpretados como sintomas de outras condições menos graves, como problemas gastrointestinais ou alterações devido ao envelhecimento”.

Tais problemas são expressos como dor abdominal, constipação, dor de estômago ou perda de apetite ou sensação de saciedade, mesmo quando se come uma pequena quantidade.

No caso de câncer de cólonpróstata ou bexiga, estes podem ser expressos por constipação ou diarréia persistente.

Perda de peso inexplicável

Se não houver mudança na dieta ou no nível de atividade física, e ainda houver uma perda de peso de três quilos ou mais de massa corporal, isso pode corresponder ao câncer.

De acordo com a Prevenção, a perda de peso seria um sinal de câncer de pâncreas, estômago, pulmão ou esôfago

Dor abdominal ou nas costas que não desaparece

Às vezes, devido a uma execução errada de uma força ou sofrendo do que é popularmente chamado de “gaits”, as costas doem por vários dias. Mas se a doença se origina no estômago, se espalha para a região lombar e permanece por muito tempo, pode ser um sinal de câncer de pâncreas .

Outras doenças, como uma doença na pelve, na virilha ou na área dorsal, estariam relacionadas ao câncer de próstataO câncer de próstata  acrescenta outros sintomas, como dor nas costelas ou nos quadris.

Sangramento entre os ciclos menstruais ou após a relação sexual

O câncer cervical  pode se manifestar inicialmente por meio de sangramento entre os ciclos menstruais ou após a relação sexual, que também seria acompanhado de fadiga e dor vaginal.

Fadiga contínua

Se, apesar do descanso, o cansaço persistir, em nível de cansaço intenso, pode ser um câncer de mama, próstata ou sangue (este último conhecido como leucemia ).

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.