Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável? O cólon irritável é uma das síndromes digestivas mais comuns na população. Estima – se que cerca de 10 a 15% da população adulta sofra com os sintomas, mas são principalmente as mulheres entre os 30 e os 40 anos as mais diagnosticadas.
Este é um problema que afeta as pessoas diagnosticadas ao longo da vida e, no momento, não se sabe o que especificamente o causa. Mas a pesquisa descobre que a maioria dos sintomas ocorre após a exposição a um gatilho.
Certos alimentos, estresse e ansiedade são alguns dos principais precursores do desconforto.
Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável nas mulheres?
Embora a maioria das manifestações seja bastante semelhante entre homens e mulheres, esta síndrome pode produzir determinados sintomas exclusivamente em mulheres.
Na maioria das pessoas, a síndrome do intestino irritável causa constipação, diarreia e inchaço, mas nas mulheres também pode apresentar:
- Incontinência urinária. Todo o trato urinário pode ser afetado, conforme relatado em um estudo de 2010 , que explicou que eles podem sentir dor ao urinar, sensação de urgência ou aumento da vontade de ir ao banheiro à noite.
- Prolapso de órgãos na cavidade pélvica. Prolapsos são a protuberância ou queda de um órgão, neste caso, seria a vagina, reto, uretra ou útero. A constipação crônica ou diarréia resultante da SII demonstrou promover o afrouxamento dos músculos que sustentam essas estruturas.
- Dor durante a relação sexual penetrativa. Há uma variedade de razões pelas quais uma mulher pode sentir dor durante o sexo com penetração, incluindo certas infecções, endometriose e intestino irritável. Nesse caso, os especialistas explicam que isso ocorre porque muitas dessas mulheres relatam ter dificuldade em se excitar, de modo que o canal vaginal não estaria suficientemente lubrificado.
- Agravamento dos sintomas menstruais . Aparentemente, os hormônios também desempenhariam um papel nessa síndrome, uma vez que alguns estudos sugeriram que o fluxo menstrual e a dor uterina aumentariam naquelas com intestino irritável.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!