Os problemas de glicose no sangue não ocorrem apenas quando está alto, mas também quando está baixo. Conhecida como hipoglicemia, esta doença é uma alteração do organismo onde o nível de açúcar no sangue é menor do que o normal, afetando o organismo, assim como o desempenho do organismo.
Consequentemente, será necessário conhecer os sintomas desta patologia que provavelmente tem origem nos tratamentos da diabetes .
Seguindo essa linha, os especialistas afirmam que a baixa glicemia requer um tratamento especial para que a glicemia volte aos níveis normais. Em alguns casos, bebidas ou alimentos com alto índice de açúcar serão suficientes, mas em outros será necessário ir a especialistas médicos.
Quais são os sintomas?
Nesse contexto, o paciente deve se preocupar com o aparecimento desses sintomas : fadiga, tremores, ansiedade, fome excessiva e formigamento constante nas bochechas, língua ou lábios.
Enquanto os níveis de glicose no sangue permanecem baixos e a hipoglicemia piora, existem outros sintomas perigosos mais complexos , como convulsões, perda de consciência, desorientação, distúrbios visuais e incapacidade de concluir tarefas rotineiras.
Se você tem diabetes , muita insulina ou outros medicamentos usados para tratá-la podem fazer com que seu nível de açúcar no sangue caia muito. Da mesma forma, a hipoglicemia também pode ocorrer se você comer menos do que o habitual depois de tomar medicamentos prescritos para glicose alta no sangue . Também é uma opção se você se exercitar mais do que o habitual.
No entanto, em pessoas que não têm diabetes , também podem ocorrer níveis baixos de glicose no sangue , embora com menos frequência.
Isso pode ser devido a vários motivos, como o consumo excessivo de álcool, o consumo de alguns medicamentos específicos, a superprodução de insulina, a deficiência hormonal e outras doenças do fígado.
Enquanto no caso de sofrer de hipoglicemia sem ser diabético, o ideal é ir ao especialista para que ele avalie a situação, pois, se a glicemia baixa não for tratada, algumas consequências graves podem ser sofridas, como, por exemplo, aumento da risco de demência ou perda de consciência.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!