Os esteroides anabolizantes ou anabolizantes são substâncias que aumentam a massa muscular rapidamente, mas têm efeitos colaterais.
Eles não devem ser tomados apenas para melhorar o desempenho na academia, pois podem danificar gravemente o fígado.
Tomar esteróides anabolizantes não só causa problemas de ereção ou agressividade . Os esteróides anabolizantes usados por alguns usuários de academias para ganhar massa muscular rapidamente podem causar sérios danos ao fígado.
O QUE SÃO ANABOLIZANTES?
Os esteróides anabolizantes são versões sintéticas (feitas pelo homem) da testosterona, o principal hormônio sexual nos homens. Essa substância é necessária para desenvolver e manter certas características sexuais masculinas, como crescimento muscular, pelos faciais e uma voz profunda.
Os médicos podem prescrever esteróides anabolizantes para tratar alguns problemas hormonais em homens, como puberdade tardia e perda muscular causada por certas doenças, mas algumas pessoas fazem uso indevido deste produto.
JOVEM QUE VAI À ACADEMIA: PRINCIPAL CONSUMIDOR DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES
“O alarme sobre os esteróides anabolizantes disparou depois de observar vários casos de jovens que chegaram ao nosso hospital com uma doença hepática muito grave por terem tomado epistane, um tipo de esteróide retirado há muito tempo pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde . Alguns casos eram tão graves que estavam prestes a precisar de um transplante de fígado” , explica o Dr. Castell, especialista em doenças hepáticas e digestivas.
Em decorrência do ocorrido, a equipe do Dr. Castell empreendeu a investigação dessas substâncias para descobrir como elas agem e suas consequências para o fígado. O estudo foi realizado com células hepáticas em cultura, o que permitiu simular o que pode acontecer a um fígado humano se forem tomados esteróides anabolizantes.
COMO OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES PODEM AFETAR O FÍGADO?
Tomar esteróides anabolizantes pode não só aumentar a agressividade nos homens ou causar problemas de ereção (os testículos não secretam testosterona quando detectam que o corpo já tem o suficiente), mas também pode danificar seriamente o fígado. Petar Petrov, o primeiro signatário do estudo , explica como essas substâncias agem no nível do fígado:
- Eles aumentam a síntese endógena de ácidos biliares, ou seja, a bile. Os ácidos biliares são moléculas que nosso fígado secreta e são liberadas no intestino para facilitar a absorção de gorduras. Na verdade, eles chegam a ser como um “detergente” natural que, em concentrações normais, é completamente inofensivo e sua função é bem conhecida.
- Eles causam bloqueio. Além de aumentar a produção de bile, eles fazem com que a bile se acumule no fígado e no sangue em vez de ir para o intestino, causando uma condição chamada colestase . Petar Petrov usa um símile muito gráfico para entendê-lo: “Ácidos biliares, fora do lugar, são prejudiciais à saúde. É como ter máquina de lavar louça no sangue” .
Um problema adicional com a colestase (a bile se acumula no fígado e na corrente sanguínea) causada por esteróides anabolizantes é que o dano dura meses, mesmo se você parar de tomar a substância. Segundo o Dr. Castell, isso pode acontecer por dois motivos:
A substância provavelmente se acumula no fígado e não é facilmente eliminada. Outra possibilidade é que o esteroide cause alterações epigenéticas, ou seja, alterações na expressão ou no comportamento dos genes. É como se a substância deixasse uma espécie de marca ou impressão nos genes fazendo com que, a partir daquele momento, a produção de bile não funcione bem e leve algum tempo para se recuperar.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE TOMAR ANABOLIZANTES?
Além dos danos no fígado, existem outras consequências negativas conhecidas :
- Disfunção erétil a curto prazo .
- Mudanças de comportamento.
- Aumento da agressividade.
- episódios de depressão Essas substâncias aumentam a massa muscular muito rapidamente, mas tendo que fazer pausas (não podem ser tomadas continuamente) o músculo sofre oscilações e há períodos em que diminui. “Essas mudanças na aparência afetam o humor “, diz Petrov.
Obviamente, o dano hepático é o mais grave (aumenta o risco de câncer de fígado), mas ” o problema é que essas consequências são de longo prazo, e um jovem que toma esteróides procura aumentar a massa muscular imediatamente, não pensa em como isso pode afetar sua saúde”, explica Petar Petrov.
“No entanto, mesmo que não cause danos visíveis a curto prazo, após 10 ou 20 anos podem surgir problemas ” , alerta o investigador do estudo.
POR QUE OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES AINDA SÃO CONSUMIDOS TANTO?
Eles continuam a ser usados porque sua eficácia no aumento da massa muscular é mais do que comprovada através da ativação de uma proteína específica. Além disso, eles são tomados em doses muito altas , para que o aumento ocorra muito rapidamente.
No entanto, da mesma forma que sua ação no músculo é bem conhecida, pouco se sabia sobre os efeitos metabólicos que a ativação dessa proteína pode causar.
O estudo CIBEREHD marca um antes e um depois nesse sentido ao demonstrar o grande dano hepático que essas substâncias podem causar.
E não só a epistane é apontada. De acordo com esta pesquisa, existem pelo menos 4 outros esteróides anabolizantes que têm o mesmo efeito e também estão facilmente disponíveis online.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!