Quais são os perigos dos fungos? Quem não se esqueceu que comprou fruta ou verdura e os fungos cresceram de um dia para o outro. Ou às vezes aparecem no pão ou no queijo, infestando os alimentos e nos fazendo pensar se seria seguro comê-los.
Fungos ou mofo são organismos encontrados em quase todas as áreas. Eles se movem em forma de esporos pelo ar, e quando encontram uma superfície suficientemente úmida e na temperatura ideal para seu crescimento, eles se acomodam e se espalham por ela.
Eles começam como partículas microscópicas, mas com o tempo aparecem nos alimentos como manchas brancas, acinzentadas ou com tons de verde . Além disso, em certas ocasiões, parece que têm uma textura peluda.
Embora sua aparência desagradável provavelmente faça com que você rejeite imediatamente a comida, um dia você pode acidentalmente comer um produto que já desenvolveu fungos.
E se eu comer algo com fungos?
Você não vai morrer comendo cogumelos, mas em algumas ocasiões, pode ser perigoso.
Certos tipos de fungos produzem toxinas que podem deixar os humanos doentes.
Alguns fungos podem ser muito, muito tóxicos para os seres humanos. Eles também podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios.
Por isso, se forem identificados sintomas de anafilaxia , como falta de ar, febre ou diarreia, o melhor é procurar ajuda médica imediatamente. As reações alérgicas podem ser tardias ou imediatas.
Posso retirar a peça com cogumelos?
Em certos produtos, os mais secos, pode-se optar por essa alternativa de simplesmente retirar a peça afetada pelo fungo . É o caso dos queijos, por exemplo, que possuem menos umidade do que uma peça de fruta, por exemplo.
Mas de qualquer forma, você deve sempre ter cuidado e descartar o alimento, pois não há como ter certeza se o fungo que cresceu no produto é tóxico ou não.
Certos alimentos devem ser eliminados sim ou sim, sem maiores discussões, entre eles estão:
- Iogurte.
- Geléias.
- Frutas e legumes macios, como tomates, pêssegos e pepinos.
- Sobras que sobraram da sua ida ao restaurante.
- Manteiga de amendoim.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!