Você sabe quais são os dez vegetais com menos calorias? Se você já tentou saber o valor calórico de certos alimentos, já deve ter visto como é difícil encontrar uma unanimidade absoluta.
De acordo com as fontes consultadas, as figuras podem dançar tanto em cima como em baixo. Mas não tanto para não poder fazer uma estimativa aproximada dos produtos mais ou menos calóricos.
Leia também: Por que você odeia vegetais? A ciência pode explicar
Hoje queríamos olhar para o terreno vegetal para verificar quais vegetais têm uma ingestão calórica menor. E as quantidades com as quais preparamos esta lista são aquelas que são lançadas, em sua maioria, inúmeras tabelas de composição de alimentos. Fizemos isso, sim, como uma ‘diversão curiosa’.
Nós nos explicamos: na realidade, os nutricionistas-nutricionistas muitas vezes insistem que contar calorias não é a melhor maneira de perder peso . Além de ser uma ‘provação’ para quem quer emagrecer, não é eficaz porque, ao estabelecer um plano nutricional, muitos outros fatores devem ser levados em consideração.
Portanto, este exercício anedótico de classificação é apenas uma desculpa para promover o consumo de vegetais em geral. Não importa se eles têm mais calorias ou se, como no caso desses dez, sua ingestão calórica não chega a 25 (por 100 gramas de produto).
Confira os vegetais com menos calorias
ALFACE: 15KCAL
Se dissermos ‘Lactuca sativa’, pode não parecer muito para você… Mas se em vez de seu nome científico falarmos de alface, não há dúvida possível. Aquele produto da horta que podemos desfrutar durante todo o ano, um dos mais consumidos no mundo – em qualquer uma das suas muitas variedades – e também menos calórico (a sua contribuição é de apenas 15 calorias). Na cozinha costumamos usá-lo como ingrediente para inúmeras saladas. Mas não podemos esquecer que suas possibilidades culinárias são muito mais amplas.
PEPINO: 16 KCAL
Outro desses tesouros de jardim que mal fornece calorias -16 por 100 gramas- é o pepino. Em contrapartida, confere às receitas um sabor acentuado e característico (há até quem não o leve porque se repete, mas também há solução para isso ).
Esta fruta – sim, fruta – está mais associada aos meses de verão, pelo seu poder refrescante e por ser ingrediente base para a preparação do popular gaspacho. Mas, felizmente, graças ao seu cultivo podemos ter pepino durante todo o ano e preparar pratos com ele que vão além da famosa sopa fria.
AIPO: 16 KCAL
Cultivado durante séculos pelas civilizações egípcia, grega e romana, o aipo ( Apium graveolens ) originalmente não tinha valor culinário, mas sim valor medicinal ou aromático. Foi mais tarde que o seu sabor amargo característico começou a fazer parte de várias receitas. A
ssim, por exemplo, enquanto suas folhas costumam ser usadas como condimento, os caules podem ser consumidos tanto crus ( em saladas, para crudités , para o preparo de smoothies de vegetais) quanto cozidos (assados, gratinados, em molhos, caldos.. .). Em termos de nutrição, o alto nível de água se destaca por sua compaixão – por isso é diurético – e sua ingestão calórica muito baixa.
RABANETE: 16 KCAL
O rabanete também possui uma alta porcentagem de água em sua composição e pouquíssimas calorias. Além disso, é fonte de fibra, que nos ajuda a ficar saciados , de vitamina C e minerais como magnésio e fósforo. Em termos culinários, esta raiz vistosa é especialmente interessante pelo seu sabor picante e algo amargo, perfeito como ingrediente para saladas saudáveis, batidos, molhos, guisados … Além disso, não podia ser mais vistoso!
ENDÍVIA: 17 KCAL
A endívia -ou chicória, ambas as palavras são aceitas- é uma planta pertencente à família chamada Asteraceae (que também inclui a alcachofra, a escarola ou a alface). A brancura e maciez de suas folhas, com um sabor um tanto amargo, é conseguida privando a planta da luz solar ; É uma cultura artificial. Um grande aliado da saúde que, no campo culinário, é perfeito para apresentá-lo recheado , devido ao seu formato côncavo. Mas as suas possibilidades são muitas: cruas, como ingrediente de saladas, assadas no forno, cozidas, como guarnição de pratos de carne ou peixe…
TOMATE: 18KCAL
Tomatl. Assim era chamado o tomate na língua náuatle (língua falada pelos astecas da América Central, principalmente México). E é que é em terras latino-americanas que encontramos a origem do tomate, um alimento absolutamente diário para praticamente todo o planeta hoje. A sua versatilidade e sabor delicioso fazem com que possamos apreciá-lo cru, estufado, desidratado, em molhos, recheios, em sopas quentes e frias, refogados, saladas … Outra vantagem? Seu baixo teor calórico não chega nem a 20 calorias.
ACELGA: 19 KCAL
A acelga representa mais um exemplo claro de como a (má) reputação de um alimento muitas vezes não corresponde à realidade: chato, sem graça, desinteressante… Esses são alguns dos adjetivos que seu nome desperta em muitos. No entanto, a acelga pode se tornar o ingrediente principal de receitas realmente saborosas e diferentes e, além disso, acaba sendo uma grande amiga da saúde: com quase nenhuma caloria, é uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibra.
AGRIÃO: 20 KCAL
Embora nem sempre tenha tido uma boa ‘reputação’ na cozinha (por muito tempo foi considerado uma erva daninha), o agrião é hoje um ingrediente muito apreciado para a elaboração de inúmeras receitas. Além de saladas, pode ser usado para cremes, tortilhas, caldos, ensopados, como condimento para molhos … Pertencente à família das crucíferas (que também inclui couve-flor, brócolis, nabo…) o agrião fornece vitaminas, minerais -especialmente potássio – e sua gordura mal chega a 0,1%.
ABOBRINHA: 20 KCAL
Já conhecida por egípcios, romanos e gregos, a abobrinha faz parte da dieta humana há séculos. Bondade, é claro, você tem muito! Só de olhar para o seu perfil nutricional podemos concluir que incluí-lo em nossos cardápios é mais do que recomendado: fornece vitaminas, fibras e minerais como o potássio; é diurético devido aos altos níveis de água em sua composição, sua ingestão calórica é realmente baixa (cerca de 20 calorias por 100 gramas de produto).
ESPINAFRE: 23 KCAL
Como o resto dos vegetais de que estamos falando hoje, o espinafre também é uma boa fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes. Eles também são ricos em minerais como cálcio, ferro, magnésio ou potássio , e seu teor de carboidratos e gorduras é muito baixo (eles fornecem apenas 23 calorias por 100 gramas de produto). Por isso, dependendo de como os cozinhamos, eles podem se tornar grandes aliados da balança.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!