Mas os dados apenas confirmam que os mais jovens sofrem com isso, o que os especialistas chamam de osteoartrite prematura.
Por que aparece em tenra idade? Os especialistas da MABOSALUD, a linha de suplementos alimentares e cosméticos MABOFARMA, explicam algumas das razões do seu aparecimento:
- genética _ Sem dúvida, estamos diante de um fator determinante, ou seja, se houver histórico na família, você pode sofrer de osteoartrite prematura.
- Exercício excessivo ou mal executado. É preciso ter cuidado ao praticar esportes, pois a má técnica esportiva ou o não uso do calçado adequado aumenta o risco de osteoartrite, principalmente no joelho e no quadril.
- Excesso de peso. Os quilos a mais são, sem dúvida, os grandes inimigos da artrose. Um excesso de peso implica uma pressão extra sobre as articulações e cartilagens que causa maior desgaste. Além disso, pessoas com mais gordura corporal podem ter níveis sanguíneos elevados de moléculas que causam inflamação nas articulações, aumentando o risco de sofrer desta doença.
- Repita os movimentos. Existem atividades que fazem com que algumas articulações recebam microtraumas repetitivos, desgastando a cartilagem prematuramente.
- Dieta ruim . Evite gorduras saturadas (derivadas de manteiga, banha e carnes), gorduras trans (encontradas em alguns fast foods, alimentos processados e fast food ) e açúcar, que está associado a produtos químicos indutores de inflamação.
Dicas para evitar a artrose prematura
- Mantenha-se ativo . Exercício é saúde. Assim, fazer pelo menos meia hora diária de exercícios de baixo impacto é positivo para a proteção das articulações, atividades físicas em grupo várias vezes por semana também são uma boa opção.
- Não espere até que você se machuque para ir ao fisioterapeuta ou ao médico . Em tudo que tem a ver com saúde, prevenir é melhor. Por isso, é melhor dar-lhe uma abordagem preventiva em que, através de uma avaliação postural e biomecânica, seja possível antecipar quais as lesões existentes e o que deve ser feito para as evitar.
- Durma bem . Adotar uma boa higiene postural, as 8 horas de sono recomendadas, é fundamental. Também é recomendado usar um bom colchão.
- Boa comida . A alimentação também tem seu papel no cuidado com as articulações. Portanto, alimentos com propriedades benéficas para as articulações devem ser introduzidos na dieta. Quais são? Os de origem natural e vegetal, ricos em vitamina C, proteínas, magnésio, Omega-3, etc.
- suplementação _ E não podemos perder de vista que também existem suplementos alimentares específicos que ajudam a reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor, além de lubrificar a articulação e mantê-la em bom estado.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!