Procurando dicas de como regular sua menstruação? Confira algumas dicas

Fonte: Da Redação

procurando dicas de como regular sua menstruacao confira algumas dicas 1161854

A natureza da mulher é inerente que as alterações hormonais fazem parte da vida cotidiana. Mas isso não deve implicar uma alteração de nossas vidas.

A dignidade menstrual é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam, conforme o relatório Pobreza Menstrual no Brasil, produzido pelo UNICEF.

De acordo com a ONU Mulheres, 12,5% das meninas e mulheres ao redor do mundo vivem em situação de pobreza e o alto custo dos produtos de higiene as impedem de acessar meios adequados e seguros para gerenciar seus períodos de menstruação, dificultando ou mesmo impossibilitando o uso de absorventes íntimos internos e externos, coletores ou calcinhas absorventes. Muitas mulheres acabam substituindo esses produtos por folhas de jornal, sacolas plásticas, meias ou panos velhos, aumentando os riscos de infecção e colocando sua saúde em risco.

Comece a incorporar alimentos naturais e limpos que favoreçam a regulação hormonal:

ÓLEO DE PRÍMULA

A pesquisa médica está confirmando que seu consumo regular diminui a frequência e a intensidade das ondas de calor e outros sintomas.

Cólica menstrual

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

  1. Reduz os sintomas pré-menstruais (devido às suas propriedades anti-inflamatórias), como alterações de humor, dores de cabeça, períodos irregulares e ganho de peso, e diminui a perda de cálcio pelos rins.
  2. Além disso, muitas mulheres na pré-menopausa melhoraram a pele, o cabelo e as unhas e restauraram a umidade vaginal ao normal .
  3. O óleo de prímula contém um tipo de gorduras necessárias que são precursoras de hormônios capazes de regular muitas funções do nosso corpo.

SEMENTES DE LINHAÇA E ÔMEGA 3

Outra ótima opção, principalmente para mulheres que não podem comer soja por algum motivo , é a linhaça moída e o óleo de linhaça. Eles também são uma excelente fonte de gorduras ômega-3 , essenciais para a saúde de todas as células do corpo.

  • A insuficiência de ômega-3 pode causar cansaço, pele seca, unhas quebradiças, cabelos quebradiços, constipação, mau funcionamento do sistema imunológico, dores nas articulações, depressão, artrite e desequilíbrios hormonais.

Todos os alimentos naturais ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes também ajudam , legumes frescos, frutas, sementes e grãos nos ajudam a manter o corpo limpo.

Truques para adiantar o período

Como mencionamos, o estresse é uma das causas mais comuns de atraso na menstruação, portanto, relaxar e não ficar obcecado será a melhor medida,  pois o período acabará diminuindo a qualquer momento. Mas para acelerar esse processo você deve saber que existem alguns truques e remédios caseiros que vão te ajudar a ter mais controle sobre sua menstruação.

Bolsas de água termal ou quente

O calor tem efeitos vasodilatadores que permitem que os músculos uterinos relaxem. Assim, pode optar por colocar uma bolsa de água quente ou uma bolsa térmica na zona dos ovários. 

Tomar banhos de água quente também relaxa os músculos e ajuda a causar a menstruação, pois favorece a dilatação das veias . Isso produz um efeito vasodilatador, permitindo que o sangue flua melhor. Adicione algumas fatias de limão e um raminho de alecrim à água quente , isso ativará a circulação permitindo que a menstruação desça mais cedo.

Fazer exercício

Realizar exercícios moderados diariamente permite que nosso corpo funcione melhor, tanto física quanto mentalmente. Assim, você facilitará a circulação sanguínea por todo o corpo , incluindo a região pélvica e os ovários . 

cuide da sua dieta

A alimentação é o elemento básico para regular os ciclos menstruais. É importante comer alimentos que ajudem a processar o estrogênio com mais eficiência. Aumente a ingestão de alimentos ricos em caroteno, como: mostarda, ovos, abóbora, mamão, cenoura, damasco, espinafre… A ingestão de suco de laranja ou qualquer alimento rico em vitamina C também ajuda a adiantar o período alguns dias .

Evite alimentos ricos em sódio. O excesso de sal afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos e dos rins, acumulando líquidos no corpo que podem causar atraso na menstruação.

Infusões e óleos

  • Infusão de sálvia : pode ajudar a regular o sistema hormonal. Possui muitas propriedades saudáveis ​​(desinfetante, adstringente, tônica e estrogênica) e pode reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual . Você também pode usar sálvia para massagear a área do ovário.
  • Infusão de salsa ou chá de gengibre : Estas ervas naturais melhoram o fluxo sanguíneo que pode ajudar a menstruação a chegar mais cedo.
  • Chá de angélica : esta planta ajuda a estimular o útero e facilita a desinflamação abdominal e o desconforto da síndrome pré-menstrual. Também promove a mobilidade uterina. Prepare 10 gramas da raiz em 500 mililitros de água, ferva e beba no máximo três vezes ao dia .
  • O chá de cravo também estimula a diminuição da menstruação porque ajuda a estimular os músculos do útero. Ferva uma colher de sopa deste tempero em 500 mililitros de água por cinco minutos. Deixe repousar até a água ficar morna e beba no máximo três vezes ao dia .
  • Óleo de Prímula : É muito popular para aliviar dores e distúrbios hormonais. É rico em ácido linoleico, ácidos graxos ômega 6 e gama, portanto, é bom para regular a menstruação e melhorar seus sintomas e é tão fácil quanto comprar cápsulas de óleo de prímula.
  • Ginseng:  atua no aparelho sexual feminino, auxiliando na regularidade do ciclo e aliviando as dores menstruais, assim como as causadas pela síndrome pré-menstrual.

Tipos de Cólicas:

Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero.

Secundária: é provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.

Diagnóstico:

É necessário que o médico estabeleça a diferença entre a dismenorréia primária e a secundária para conduzir o tratamento adequado. Além do levantamento da história clínica, exames de laboratório e de imagem ajudam nesse processo.

Tratamento:

Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, se beneficiam com a adoção de algumas medidas, como a prática regular de exercícios físicos aeróbicos (por exemplo: andar, nadar, correr, pedalar), aplicação de calor local (bolsa de água quente) e dieta rica em fibras. Quando a dismenorréia é secundária, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.
Nos dois casos podem-se utilizar medicamentos para alívio da dor, sempre com acompanhamento e prescrição médicos.

Recomendações:

– evite levar uma vida sedentária. Exercícios físicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária;
– coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual;
– beba bastante água;
– não se automedique. Procure assistência médica para selecionar o melhor tratamento.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.