A doença de Parkinson é uma doença que afeta o sistema nervoso central. Especificamente, danifica os neurônios que controlam o movimento. Esta é uma doença cujos sintomas têm uma progressão ao longo do tempo, e que pode ser detectada em pelo menos 5 fases.
Devido à deterioração das células neurológicas, o Parkinson causa perda gradual de movimento. Estes podem se tornar incontroláveis, mas o equilíbrio e a coordenação de todo o corpo também podem ser perdidos.
Sendo uma doença cujos sintomas progridem ao longo do tempo, estes tendem a ter um padrão semelhante entre os doentes.
Embora cada paciente possa ter uma experiência diferente, saber como essa doença se apresenta na maioria dos casos pode ajudar os pacientes e seus familiares a entender melhor e responder ao diagnóstico.
Estágio 1 da doença de Parkinson
Com os primeiros sinais de lesão neurológica, não é possível distinguir os tremores tão característicos desta doença.
Em vez disso, no estágio inicial, os pacientes de Parkinson podem notar algumas alterações motoras, mas elas são muito leves e geralmente concentradas em um lado do corpo. Isso geralmente não afeta suas atividades diárias ou sua independência.
Alguns dos primeiros sintomas que podem notar são diferenças na postura, nas expressões ou na maneira como andam.
Estágio 2
À medida que a doença progride, os sintomas tornam-se cada vez mais visíveis. Antes de sentir que o controle completo dos movimentos está perdido, os pacientes geralmente descobrem que seus movimentos se tornam mais robóticos ou rígidos.
Estágio 3
Nesta fase podem ser reconhecidas as primeiras dificuldades de deslocamento. Você pode perder o equilíbrio com mais frequência ou tropeçar regularmente.
Geralmente é notado porque fazer algumas atividades, como cozinhar, limpar ou até mesmo comer, pode se tornar mais difícil do que o habitual.
Estágio 4
Devido à progressão do Parkinson, espera-se que os pacientes tenham sintomas mais graves nesta fase. Pode ser necessário usar um dispositivo auxiliar para caminhar, como um andador ou bengalas.
Embora não necessariamente percam sua independência, podem recorrer a uma pessoa para ajudá-los regularmente, principalmente no período em que passam para o último estágio.
Estágio 5
Nos estágios mais avançados do Parkinson, a vida dos pacientes é extremamente alterada. É que devido à rigidez dos membros, eles podem não conseguir ficar de pé ou andar.
Até problemas como alucinações, típicas da demência, podem ocorrer nessa fase.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!