Posso ter gonorréia na garganta?

Fonte: CENÁRIOMT

Posso ter gonorréia na garganta?
Posso ter gonorréia na garganta? FOTO:IMAGEM ILUSTRATIVA

A gonorréia também pode afetar a faringe e é causada por sexo oral desprotegido. O principal sintoma é a dor de garganta e pode ser confundida com outras condições virais que causam desconforto semelhante.

A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível muito comum causada pela bactéria  Neisseria gonorrhoeae  e, embora afete principalmente a mucosa genital , também pode infectar a garganta . 

QUAIS SINTOMAS A GONORRÉIA CAUSA NA GARGANTA?

Quando a bactéria infecta a faringe, causa a gonorréia oral . Não costuma dar sintomas e se os causa são os seguintes: 

  • Coceira e dor de garganta que não desaparece.
  • Dificuldade para engolir .
  • Pode haver febre .
  • Gânglios linfáticos inchados no pescoço.

As doenças podem ser confundidas com as causadas por outras condições virais ou bacterianas, então você pode não pensar que a causa é uma infecção sexualmente transmissível que requer tratamento.

COMO A GONORREIA SE ESPALHA NA GARGANTA?

As bactérias da gonorréia estão presentes no sêmen, pré-sêmen (corrimento antes da ejaculação) e fluidos vaginais. Através do contato sexual vaginal, anal ou oral, pode contaminar a área genital, a faringe, os olhos, o sistema urinário e outras áreas. Sexo oral desprotegido é o principal fator de risco para gonorréia oral .

Em geral, os homens são muito mais contagiosos de gonorréia do que as mulheres. O risco de uma mulher infectada infectar um homem após relação vaginal sem preservativo é de apenas 20%, mas o risco de infecção de um homem para uma mulher ou entre dois homens é muito maior . Também pode ser transmitida durante o parto, se a mãe estiver infectada.

A GONORRÉIA NA GARGANTA PODE SER TRANSMITIDA PELO BEIJO?

Em princípio, a gonorreia oral não pode ser transmitida através do beijo porque a  Neisseria gonorrhoeae  não coloniza a língua e a boca , mas sim a faringe . Na verdade, a gonorreia genital se espalha muito mais do que a gonorreia oral. No entanto, tudo o que entra em contacto com a faringe (objectos, dedos, pénis…) pode infeccionar ou servir de via de contágio se tocar em zonas onde a bactéria se aninha, como os órgãos genitais ou os olhos.

SINTOMAS DE GONORRÉIA EM OUTRAS PARTES DO CORPO

A gonorreia afeta principalmente a mucosa genital , embora possa afetar outras áreas, e causa mais sintomas nos homens do que nas mulheres:

  • Sintomas genitais . Nos homens, pode causar secreção semelhante a pus na ponta do pênis, dor ao urinar e dor testicular. Algumas mulheres sentem apenas  desconforto genital, com secreção purulenta da vagina,  embora outras percebam dor ao urinar .
  • Sintomas no reto . A gonorréia retal geralmente não causa sintomas, mas pode causar movimentos intestinais dolorosos , constipação, coceira retal, sangramento e secreção anal.
  • Sintomas oculares.  A conjuntivite gonorreica pode causar dor, sensibilidade à luz e secreção purulenta de um ou ambos os olhos.

COMO É TRATADA A GONORRÉIA ORAL?

A gonorreia deve sempre ser tratada independentemente da área onde afeta. Por ser uma infecção bacteriana , é tratada com antibióticos para combater o patógeno , impedir que ele invada outras áreas do corpo e reduzir as complicações. As drogas mais comumente usadas são ceftriaxona e azitromicina combinadas , embora a resistência aos antibióticos esteja causando cepas novas e mais fortes e, em muitos casos , a azitromicina não funciona.

QUAIS COMPLICAÇÕES A GONORREIA NA GARGANTA PODE CAUSAR SE NÃO FOR TRATADA?

A gonorréia não tratada , oral ou genital , aumenta o risco de que a infecção afete outras partes do corpo através do sangue . É raro, mas os sintomas podem aparecer na pele e nas articulações . Aparece febre, sensação de mal-estar,  artrite  em uma ou mais articulações (articulações inchadas, vermelhas, quentes e muito doloridas) e pequenas manchas vermelhas na pele dos braços e pernas que doem. Também pode afetar o coração.

A gonorréia genital pode se espalhar para os testículos nos homens e para o útero e as trompas de falópio nas mulheres, causando infertilidade . Também aumenta o risco de gravidez ectópica .

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.