“Não só pode, como também deve.” É assim que Daniel García, formado em ciências do esporte e da atividade física e personal trainer, é contundente quando perguntamos se podemos praticar exercícios de força se tivermos dores nas costas.
Além disso, o especialista em fitness indica que os exercícios de força são recomendados como método de prevenção de dores e como forma de manter as costas fortes .
O que são exercícios de força? Por que ele ajuda com as dores nas costas?
O treinamento de força é aquele que trabalha os músculos para desenvolvê-los. Quando os músculos são treinados, eles trabalham mais rápido e adquirem maior resistência.
“Este tipo de treino é uma prioridade em qualquer idade para a prevenção de lesões, não só nas costas, mas outras que possam surgir ao longo da nossa vida”, afirma Daniel García.
Além disso, obtemos muitos outros benefícios:
- melhorar a postura
- Reduz o aparecimento de sarcopenia (perda de massa muscular no envelhecimento)
- Reduz a osteoporose (perda de massa óssea no envelhecimento)
- Aumento do gasto calórico que nos ajuda a manter um percentual ideal de gordura corporal.
- É vital para alcançar um bom desempenho esportivo.
- Aumenta a resistência à insulina.
- Ele acelera o seu metabolismo, ajudando você a queimar mais calorias e perder peso mais rapidamente.
- Há um aumento de dopamina e serotonina, hormônios e neurotransmissores fundamentais para que você se sinta bem disposto.
Como treinar força se eu estiver lesionado?
A primeira coisa que devemos fazer é saber qual é a origem da dor ou a causa da lesão. Por exemplo, poderia ter sido treinamento? Minhas costas doem de uma vida sedentária? Eu tenho uma lesão de um acidente? Em alguns casos, será necessário consultar um profissional de saúde para realizar os exames necessários para determinar a origem da dor.
“Quando sabemos como aconteceu, devemos começar a trabalhar todos os músculos, não só nas costas, mas em todo o corpo em um nível geral”, diz ele. Daniel García também insiste que “se é alguém que não praticou muito esporte ou nunca o praticou, ou se estamos enfrentando uma lesão muito complicada, é importante consultar um profissional do esporte para que ele possa aconselhá-lo sobre o que fazer “o que deve ser feito e sobretudo o que não deve ser feito”.
Exercícios de força se suas costas doem
Embora o treino deva ser sempre personalizado, de uma forma geral estes são alguns dos exercícios mais indicados nestes casos:
- Pegada fechada na remada traseira 4 séries de 12 repetições com descanso de 60″ entre séries e séries.
- Glute Bridge 4 séries de 12 repetições com um descanso de 60″ entre as séries.
- Bird dog alterna 4 séries de 12 repetições com descanso de 60″ entre série e série.
- Crunch on fitball 4 séries de 12 repetições com descanso de 60″ entre séries e séries.
- Plank 10 repetições de 20″ segundos com 30″ de descanso
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!