Detesta alface e não suporta o cheiro dos brócolis? Calma! Você não é a única pessoa do planeta que odeia vegetais e a culpa também pode não ser sua.
Uma nova pesquisa publicada pela American Heart Association’s Scientific Sessions 2019 chegou à conclusão de que algumas pessoas têm aversão ao sabor de vegetais de folha verde e que esse sentimento se deve a um gene específico que faz com que alguns sabores se tornem insuportáveis ao paladar.
Isso é interessante: Quais vegetais que podem substituir a carne?
Algumas pessoas têm uma maior probabilidade de achar que os brócolos, as couves-de-bruxelas e até alguns tipos de couve têm sabores desagradáveis e também podem ter a mesma reação com chocolate negro, café e, por vezes, cerveja.
O que diz o estudo?
Os investigadores explicam que todas as pessoas herdam certos genes que afetam os níveis de palatibilidade de diferentes formas.
Quem tem duas versões da variante AVI não é tão sensível a sabores amargos e a alguns químicos, mas quem tem apenas um destes genes, denominado PAV, tem uma maior percepção e não consegue lidar com sabores tão amargos.
Como foi efetuada a pesquisa?
O estudo analisou questionários de frequência alimentar de 175 pessoas e descobriu que as pessoas com a forma PAV do gene tinham mais de duas vezes e meia a probabilidade de classificar na metade inferior dos participantes quanto ao número de vegetais consumidos.
E tudo isto independentemente do sal, gordura ou açúcar ingerido, o que é oposto àquilo que os investigadores esperam.
As expectativas eram de que quem fosse mais sensível ao sabor dos alimentos tivesse uma maior tendência para adicionar sal ou açúcar, por fim a disfarçar o gosto mais amargo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!