Por que sentimos mais dor à noite?À noite, a dor piora porque o cortisol, que é um hormônio anti-inflamatório, diminui.
É um ciclo vicioso porque a dor interrompe o sono e a insônia causa a liberação de citocinas inflamatórias, que por sua vez aumentam a sensibilidade à dor.
A dor crônica geralmente flutua ao longo do dia. Algumas pessoas sentem mais dor pela manhã e outras à tarde ou vice-versa, mas a grande maioria diz que o desconforto piora à noite e atrapalha bastante o sono .
O QUE É DOR CRÔNICA?
A dor crônica é definida como dor que dura pelo menos três meses e pode se tornar um problema permanente. 50% das pessoas que sofrem de dor crônica sofrem do que é conhecido como dor neuropática.
A dor neuropática é a dor que se origina como consequência direta de uma lesão ou doença que afeta o sistema somatossensorial . o sistema nervoso que faz com que nosso sistema sensitivo interprete como dolorosos certos estímulos que na realidade não são.
Certas doenças neurológicas, infecções, traumas, diabetes e câncer são frequentemente as principais causas do desenvolvimento da dor neuropática. Também pode surgir como consequência pós-operatória da cirurgia . Artrite , osteoartrite e dores de cabeça também estão por trás da dor crônica .
QUAIS SINTOMAS A DOR CRÔNICA CAUSA?
Os sintomas causados pela dor crônica variam de pessoa para pessoa. Alguns notam sensações de queimação (como se estivesse queimando) ou frio intenso, picadas , picadas como se fosse um choque elétrico , formigamento , dormência, dormência, peso excessivo e falta de sensibilidade na área afetada.
POR QUE A DOR SE INTENSIFICA À NOITE?
Ellen Slawsby, diretora da unidade de dor do Benson-Henry Institute for Mind Body Medicine e professora da Harvard Medical School, analisa em um artigo da prestigiada universidade porque sentimos mais dor à noite:
- Hormônios . Na medida certa, o cortisol é um hormônio que tem ação anti-inflamatória, mas sua produção é reduzida durante a noite, razão pela qual pessoas com dor crônica podem sentir mais desconforto durante a noite.
- O relógio biológico da dor. Estudos sugerem que a dor, como outras funções corporais, tem um ritmo circadiano que segue um relógio biológico interno e, portanto, é intensificada à noite.
- A insônia aumenta a dor . A dor crônica é sempre incapacitante, mas quando aparece à noite acrescenta um problema: não deixa dormir. É um círculo muito negativo porque a falta de sono piora a dor. “A privação do sono aumenta a liberação de proteínas chamadas citocinas que estão envolvidas na resposta inflamatória do corpo, tornando as pessoas ainda mais sensíveis à dor ”, diz Slawsby. Estima-se que 50% das pessoas com dor crônica sofram de insônia.
DICAS PARA ALIVIAR A DOR À NOITE
A dor pode dificultar muito o repouso. Passar 20 minutos antes de ir para a cama para realizar uma rotina de relaxamento o ajudará a adormecer e evitará que a dor o acorde.
- Chuveiro quente . Um banho quente é o mais relaxante, mas se houver dor, um banho quente é melhor , aconselham os especialistas do Sleep Advisor. Deixar a água quente fluir sobre os pontos doloridos alivia as contraturas e o desconforto nas articulações , relaxando os músculos rígidos. O banho quente também alivia as enxaquecas, reduzindo a pressão na cabeça e melhorando a circulação. Cinco minutos em um banho quente também reduzem a inflamação graças ao aumento da circulação que o calor gera.
- Alongamentos suaves ou ioga . Relaxam a tensão muscular acumulada durante o dia e favorecem o sono.
- A técnica de respiração 4-7-8 . Desenvolvido pelo Dr. Andrew Weil, da Universidade de Harvard, consiste em inspirar pelo nariz por 4 segundos, prender a respiração por mais 7 e expirar por 8 segundos.
- Não pense na dor . Pessoas que sofrem de dor muitas vezes vão para a cama com medo pensando que a dor não vai deixá-los dormir, mas é importante mudar esse ciclo. “Se você tem medo de não adormecer devido à dor, lembre-se de que dormiu bem no passado e pode fazê-lo novamente. Se a dor crônica aparecer à noite, pense que ela desaparecerá logo, como antes . É difícil mudar essa forma de pensar, mas é importante pensar de forma mais positiva para aliviar a dor”, disse o professor Slawsby, da Universidade de Harvard.
O QUE FAZER SE A DOR TE ACORDAR?
Não fique na cama jogando e virando. Levante-se e faça algo relaxante como ouvir música ou ler um livro (evite aparelhos eletrônicos). Dessa forma, seu cérebro gera adenosina, uma substância química que se acumula no cérebro ao longo do dia e cria uma espécie de “pressão do sono” ou desejo de dormir quando a noite cai.