Por que o óleo de peixe causa queda de cabelo? Um novo estudo mostrou que dietas ricas em óleo de peixe podem ser responsáveis pela queda de cabelo. O óleo de peixe não é um produto com o qual você cozinha regularmente, mas é o principal ingrediente que os suplementos dietéticos de ômega-3 geralmente possuem.
Segundo diversas investigações, este ácido graxo promove uma série de benefícios no corpo humano. Foi demonstrado que tem capacidade anti-inflamatória, permite regular os triglicerídeos, diminui a pressão arterial, protege o coração de alterações e eventos urgentes, entre outros.
No entanto, um novo trabalho descobriu por acaso que esse tipo de óleo causa calvície, pelo menos em ratos de laboratório.
Por que o óleo de peixe causa queda de cabelo?
Originalmente, o Dr. Bing Li queria descobrir que tipo de gordura promove o crescimento de tumores cancerígenos, então ele alimentou três grupos de camundongos com dietas diferentes: alguns comeram óleo de peixe em excesso, outros óleo de palma e o resto comeu normalmente.
Com o tempo, aqueles ratos alimentados com uma dieta rica em peixes começaram a perder pelos nos ombros e nas costas.
Uma vez que a tendência foi identificada, a investigação começou. Por meio da fluorescência, os pesquisadores acompanharam os caminhos da gordura pelo corpo dos roedores e descobriram que o ômega-3 do óleo de peixe se acumula na pele dos mamíferos.
Ao se alojar na derme, ao contrário dos muitos benefícios descritos, o ômega-3 desencadeia uma resposta de citocinas e ativa o sistema imunológico.
Por meio desse mecanismo, diferentes macrófagos se deslocam para a derme e, segundo os especialistas, um desses organismos, o TNF-a, causou a morte das células foliculares e a consequente queda de cabelo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!