Por que não consigo emagrecer? Nem sempre que fazemos dieta e, além disso, começamos a nos exercitar, perdemos peso. Embora perder peso possa parecer fácil se seguirmos essas duas premissas, pode haver fatores que dificultam a perda de peso.
Leia também: Dicas para perder peso: Elimine esses 3 alimentos e emagreça sem fazer dieta
Conforme explica a nutricionista clínica Elisabeth Bley, da Clínica Dr. Mercè Campoy, para que o metabolismo funcione adequadamente, deve-se adotar uma alimentação balanceada com a presença dos principais nutrientes, ou seja, deve-se consumir os seguintes:
Carboidratos: em quantidades aproximadas de 50-55% ao dia
Proteínas: em quantidades aproximadas de 12-15% por dia
Lipídios: em quantidades de 30-35% ao dia
“Se nossa alimentação estiver longe desses percentuais, nosso metabolismo acabará sendo alterado devido à ingestão insuficiente de certas vitaminas e minerais que atuam como enzimas e cofatores nas reações químicas que ocorrem em nosso organismo”, esclarece a nutricionista.
Além disso, deve-se levar em consideração que ao reduzir a ingestão calórica por muito tempo (em dietas rigorosas ou em jejum) o corpo acaba se adaptando à energia que recebe e, finalmente, estagna. Isso pode nos fazer não perder peso, mesmo que estejamos tentando.
Fatores genéticos
Em geral, o excesso de peso ou a dificuldade de emagrecer não tem nada a ver com o nosso DNA. Embora seja verdade que existem alguns fatores genéticos que podem causar alguns tipos de obesidade. Especificamente, alterações em alguns genes.
“Em estudos recentes, inúmeros genes ligados ao aumento do IMC (índice de massa corporal) foram descritos, alguns deles são: FTO, TMEM18, POMC, MC4R, FAIM2, TNNI3K e SEC16B1”, diz o especialista.
Mas é preciso enfatizar que na maioria dos casos o ambiente, os hábitos que adotamos, têm mais influência do que está escrito em nosso código genético. Por isso, é importante rever os fatores que podem estar nos impedindo de perder peso.
Idade
Este é um dos fatores fundamentais. E é que, em certas idades, não importa o quanto façamos, perder peso é mais difícil. Como explica a nutricionista, a idade afeta o metabolismo devido à diminuição da massa muscular que ocorre no processo de envelhecimento.
Aproximadamente isso é reduzido entre 5-10%, dependendo de cada caso, para cada década após 40 anos.
Por isso, os especialistas, ao recomendarem exercícios, também aconselham praticar aqueles que aumentam a massa muscular, ou seja, exercícios de força ou funcionais, que podem ser feitos com cargas ou com o próprio peso, para evitar que o músculo encolha.
O sexo
Ser homem ou mulher também influencia na perda ou ganho de peso. Acima de tudo, insistimos, em uma certa idade. Por exemplo, os homens têm um metabolismo entre 5-10% maior do que as mulheres, isso se deve ao seu maior percentual de massa muscular.
E, como sabemos, a massa muscular é um tecido que necessita de mais calorias para sua manutenção, o que facilita a perda de peso.
Mais uma vez insistimos que combinar exercícios de cardio com uma boa rotina de treinamento de força pode ajudar a aumentar a massa muscular e assim perder peso com mais facilidade.
Composição corporal e altura
A composição corporal influenciará significativamente o metabolismo, com maior porcentagem de massa gorda, menor metabolismo e maior porcentagem de massa muscular, maior metabolismo.
Além disso, devemos ter em mente que a gordura, especialmente a que se forma ao redor da barriga, é a mais perigosa e, segundo os especialistas, está mais relacionada a doenças metabólicas, como diabetes ou problemas cardíacos.
Não é possível queimar gordura localizada. Para perdê-lo, é importante colocar-se nas mãos de um nutricionista que estabeleça uma dieta de acordo com nossos gostos e nossas necessidades e faça exercícios físicos para queimar gordura em todo o corpo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!