Ácido fólico, folato… muitas vezes nos perdemos ao ouvir esses tipos de palavras.
Sabemos que sua presença em nossa dieta é importante, mas por que exatamente?
Primeiro vamos esclarecer os conceitos: ácido fólico e folato são palavras diferentes para a mesma vitamina ; uma das vitaminas do complexo B, especialmente importante durante o crescimento, adolescência e durante a gravidez .
O motivo?
Esta vitamina ajuda a prevenir certos defeitos congênitos relacionados ao cérebro e à medula espinhal (chamados defeitos do tubo neural). Por isso, é aconselhável que as mulheres o consumam antes da concepção e durante a primeira fase da gravidez para prevenir esses defeitos (para mulheres em idade que podem engravidar, a recomendação é de 400 mcg de ácido fólico diariamente).
Mas apesar de se referir à mesma vitamina, a diferença entre ácido fólico e folato é que o primeiro é o complexo vitamínico B artificial e é usado como suplemento vitamínico e adicionado a certos alimentos (chamados de alimentos fortificados ou fortificados), enquanto o folato é a forma natural da vitamina do complexo B e ocorre naturalmente em alguns alimentos.
Assim, por exemplo, a melhor fonte para incluir essa vitamina em nossa dieta seriam produtos como cereais fortificados ou enriquecidos, folhas verdes, frutas cítricas, alguns feijões ou fígado.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!