Ninguém duvida que a prática do método Pilates traz muitos benefícios ao nosso corpo, como flexibilidade ou melhora postural. Mas você sabia que o Pilates pode ajudar a ganhar massa muscular?
O ganho de massa muscular está relacionado à carga que trabalhamos, e no Pilates podemos fazer com o próprio peso, com as máquinas ou com os implementos.
De qualquer forma, não são cargas excessivas: por isso contribuem para o aumento da massa muscular, mas com uma modelagem corporal diferenciada, mais estilizados e flexíveis.
Trabalhe os músculos profundos
Uma das dúvidas que surge é que, por não trabalhar com peso, talvez possamos pensar que o Pilates não é a melhor alternativa.
Se queremos criar uma massa muscular com hipertrofia evidente, é melhor usar pesos, pois o que o Pilates ‘constrói’ melhor é o arcabouço básico, profundo, postural, muscular e esquelético, a partir do qual trabalha a musculatura superficial.
Isso não significa que o Pilates não possa ser alcançado.Não envolve apenas massa muscular, mas também aspectos como o cardio, típico do fitness. Mas voltando à pergunta: o Pilates trabalha sobretudo os músculos profundospara que a modelagem exterior fique mais fina, e se queremos hipertrofia vamos para outro plano.
Uma ajuda para tonificar e ganhar massa muscular
Como o método pode nos ajudar a tonificar e ganhar massa muscular? Para tonificar e ganhar massa muscular, procuramos um plano que passe pela estabilização das articulações (músculos profundos) e daí incorporar exercícios musculares fásicos (superficiais e hipertrofiados) incluindo mais repetições e/ou cargas com as molas das pernas, máquinas ou pesos, elásticos, argolas flexíveis … Ou seja, implementar exercícios de Pilates com elementos.
Exercícios recomendados
Quando perguntamos aos especialistas da Corpora Pilates quais exercícios podem ser os mais recomendados para atingir esse objetivo, eles explicam que o catálogo é muito variado. Se os exercícios clássicos no tatame rondam os 34 ou 38, nas máquinas são mais de 100 (e alguns desenvolveram-se até aos 400!) e com os implementos o número dispara.
Assim, mais do que exercícios recomendados em si, o que fazemos é desenhar planos e metodologias adaptadas às necessidades da pessoa que pretende aumentar a sua massa muscular, utilizando grandes grupos musculares, cargas progressivas, volume de carga na sessão ou na semana … mas, acima de tudo, personalizado: cada pessoa tem, quer e pode atingir determinados objectivos e para isso o planeamento das sessões é muito importante. O músculo tem ciclos de crescimento que devem ser respeitados.
Você trabalha grandes grupos musculares?
Especialistas nos dizem que para hipertrofia muscular com Pilates, grandes grupos musculares são trabalhados.
Se o que queremos é fazer apenas em um grupo muscular específico, nesse caso, é melhor trabalhar com pesos na academia, mas se o que queremos é desenvolver força através do trabalho de grandes grupos musculares, com Pilates conseguimos através de gestos mais funcionais que exigem a coordenação de várias áreas com determinadas cargas e repetições para o desenvolvimento da ‘força funcional’.
Isso implica ganho de massa muscular, mas nunca será tanto quanto com pesos. Por outro lado, com o Pilates a pessoa consegue uma modelagem corporal alongada (em vez de ‘encolhida’) e funcional, permite uma movimentação fluida do corpo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!