Perder gordura: Os 7 mitos que se escondem no emagrecimento

Fonte: CENÁRIOMT

Perder gordura: Os 7 mitos que se escondem no emagrecimento
Perder gordura: Os 7 mitos que se escondem no emagrecimento FOTO:PIXABAY

Quando pretendemos emagrecer e perder gordura , geralmente cometemos o erro de nos deixarmos convencer por falsas crenças que restringem os alimentos ou, diretamente, os eliminam; mitos que sustentam que existem alimentos ruins ou, pelo contrário, que devemos seguir um determinado padrão alimentar se queremos perder peso. 

Para melhorar nossa composição corporal, não por estética, mas por saúde, devemos corrigir esses erros que não fazem nada além de empobrecer nossa dieta.  

Perder gordura fazendo pequenas mudanças

Resumindo, o primeiro conselho saudável se você quer emagrecer e perder o excesso de gordura sem cair em mitos ou colocar sua saúde em risco é ir a um nutricionista para te ensinar a comer bem. 

  • Evite alimentos ultraprocessados, conhecidos por sua alta quantidade de açúcares refinados, gorduras saturadas e baixa qualidade nutricional, pois não fornecem vitaminas e minerais
  • Evite refrigerantes com açúcar e pães industrializados, que sem dúvida irão piorar nossa composição corporal.
  • Evite cereais matinais açucarados e troque-os por aveia fina ou centeio ou torrada 100% integral com abacate.
  • Troque o cacau com açúcar por cacau puro.
  • – Substitua o creme de avelã com adição de açúcares por cremes naturais de nozes.
  • Troque os biscoitos ultraprocessados ​​por um punhado de nozes (pistácios, avelãs, nozes).
  • Troque as barras de chocolate por 1 onça de chocolate amargo 80%.
  • Substitua refrigerantes açucarados por bebidas sem açúcar, infusões, smoothies de frutas, saladas de frutas naturais.

Carboidratos engordam e se transformam em gordura 

Esta é uma das crenças errôneas que devemos banir. Não existem alimentos bons ou ruins. O que importa é a dieta geral. Claro que é preciso ter cuidado com alimentos ultraprocessados ​​ou com adição de açúcares, já que seu consumo a longo prazo está relacionado a doenças cardiovasculares ou diabetes. Portanto, coma carboidratos, mas saudáveis: grãos integrais, por exemplo (pão, macarrão, arroz…). 

Pular refeições ajuda a perder peso e perder gordura 

Também não é verdade. Embora existam pessoas para quem o jejum intermitente funcione, na realidade, nosso corpo precisa de uma certa quantidade de calorias para poder realizar as atividades diárias. Se eliminarmos refeições como o café da manhã, não estamos favorecendo a perda de peso ou gordura, muito pelo contrário, já que o corpo acabará absorvendo essas calorias extras de outros alimentos ingeridos.

Para perder gordura, você tem que comer alimentos que queimam gordura

Nada está mais longe da realidade, pois não existem alimentos que, por si só, façam o milagre de eliminar a gordura que você acumula em seu corpo. Se sim, todos nós nos livraríamos da gordura corporal em pouco tempo, certo? O que você tem que ter em mente é regular os alimentos que você come, as calorias que você come dependendo da atividade física que você faz. 

Para emagrecer tenho que tirar o pão 

Também não é verdade. Assim você pode continuar saboreando uma deliciosa torrada. Claro, tente fazê-lo inteiro e que não contenha açúcares adicionados. Em vez disso, prescindir daqueles feitos com farinha refinada e, em geral, todos aqueles que contêm sal, açúcar e outros ingredientes que estão longe do que é um pão feito com farinha integral, água, um pouco de sal e fermento… todos os ultraprocessados. 

Para perder gordura da barriga, basta fazer abdominais

Realizar abdominais exclusivamente não ajuda a eliminar a gordura da região do abdômen. Você deve combinar rotinas de exercícios de corpo inteiro de alta intensidade, pois isso estimula a perda de gordura em todas as áreas, com exercícios focados no núcleo, pois ajudarão a estimular a região do abdômen. Ter uma alimentação balanceada na qual não haja déficit ou excesso calórico também será essencial.

A gordura deve ser evitada porque é ruim 

Não, não é. A gordura, de fato, é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. O que acontece é que existem produtos feitos de gorduras trans que fazem mal. Portanto, em uma dieta saudável você pode incluir gorduras boas, como azeite, nozes, abacate, etc. 

Você não precisa jantar para perder peso 

Outro erro grave. Parar de comer à noite não vai fazer você perder peso mais rápido ou perder peso melhor. A hora do dia em que o alimento é ingerido não é relevante. O que você deve prestar atenção é o que você está comendo e a atividade física que você fez ou vai fazer. Desta forma não haverá excesso ou déficit calórico.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.