As pedras nos rins referem-se à formação de pedaços de material sólido composto de sais de fosfato e carbono de cálcio dentro dos rins a partir de substâncias encontradas na urina.
Segundo especialistas, uma pedra pequena não causará problemas, mas se a pedra crescer mais de 5 milímetros pode bloquear o ureter e causar dores nas costas, abdômen e rins, colocando em risco a saúde.
Leia mais: Como cuidar da saúde dos rins?
Consequentemente, devemos estar atentos a algumas alterações na urina que podem nos alertar para a presença de cálculos renais.
Os exames são amplamente utilizados para diagnosticar uma variedade de doenças e condições, ainda mais quando consideramos que a urina reage a diferentes mudanças no organismo. Consequentemente, é fundamental observar possíveis alterações ao urinar.
Preste atenção nos sinais de presença de pedras nos rins
A cor da urina é fundamental, pois pode haver a presença de sangue. Está diretamente relacionado com a quantidade de água que consumimos.
Quanto mais água você bebe, mais transparente ela fica e, ao contrário, se você consumir menos líquido, ela ficará com uma cor mais escura.
Embora se uma coloração vermelha estiver presente, pode ser confuso porque nem sempre será causado pela presença de sangue.
Em certas ocasiões, pode ser explicado por certos medicamentos, como laxantes ou alimentos. Embora também possa ser causada por infecções bacterianas no sistema urinário. Nestes casos pode aparecer marrom escuro ou vermelho. Este tipo de problema é muito mais frequente entre as mulheres do que os homens.
Outro sintoma que nos fará ficar atentos a possíveis cálculos renais é a presença de dor ao urinar. É que isso pode ser devido ao acúmulo de minerais que estão alojados nos pequenos rins. Portanto, quando por diferentes motivos as pedras entram em um dos tratos associados aos rins, isso pode levar a muita dor ou até mesmo ao aparecimento de sangue no líquido.
Por fim, a saúde dos rins ficará comprometida se sentirmos alterações no cheiro da urina. Aqui devemos ter em mente que em alguns casos será devido aos alimentos que consumimos durante o dia, mas em outros será devido a pedras nos rins.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!