O Parkinson é uma das doenças com sintomas diferenciados. Estudos científicos têm verificado que diferentes doenças podem ter manifestações específicas, conforme se trate de um paciente do sexo masculino ou feminino.
Trata-se de uma doença neurodegenerativa que ocorre devido a danos progressivos nos neurônios motores, resultando em tremores incontroláveis, principalmente nas mãos, mas que podem afetar outras partes do corpo.
Várias investigações mostraram como essa doença afeta homens e mulheres de maneira diferente.
Por um lado, os homens têm 50% mais chances de serem diagnosticados, mas as mulheres tendem a ter uma evolução mais agressiva e maior mortalidade .
Mas um estudo espanhol recente detalhou algumas das diferenças entre os sintomas entre ambos os sexos.
“Diferentes fatores genéticos, hormonais, neuroendócrinos e moleculares parecem estar envolvidos nas diferenças na patogênese da doença de Parkinson entre homens e mulheres”, escreveram os autores.
Quais são os sintomas de Parkinson em mulheres?
De acordo com o trabalho, entre esses pacientes eles eram mais propensos a sofrer de depressão, fadiga, dor e até mesmo ter uma qualidade de vida pior, o que prejudica sua capacidade de continuar com suas vidas diárias, em comparação com os homens.
Também foi demonstrado que problemas motores, como rigidez e aumento do risco de quedas, aparecem muito mais tarde nas mulheres.
Por outro lado, o trabalho mostrou que este grupo populacional tende a ter menos acompanhamento e apoio emocional na idade avançada.
E nos homens?
Nesse caso, a pesquisa mostrou que entre os homens os sintomas mais comuns são:
- Dificuldades de fala.
- marcha anormal.
- Eu babo.
- Hipomimia ou diminuição da expressão facial.
Mais hipersexualidade também foi detectada na população masculina.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!